Pular para o conteúdo principal

Onu - ONU Brasil lança campanha para o Carnaval 2026 para promover a Paz, direitos Humanos e convivencia responsável

 

ONU Brasil lança campanha para o Carnaval 2026 para promover paz, direitos humanos e convivência responsável

06 fevereiro 2026

Lançado nesta sexta (6), o Bloco Vai Quem Quer Paz é uma campanha digital para conectar a maior celebração popular do país aos valores e princípios da Carta das Nações Unidas.

A campanha disponibiliza um Kit Digital gratuito para que pessoas e organizações em todo o país possam imprimir ventarolas, adesivos e lambe-lambes com mensagens de inclusão, respeito aos direitos humanos e diversidade. 

A campanha também promoverá, a partir deste sábado (7), materiais que reafirmam os valores universais de dignidade, igualdade, tolerância e cooperação, que guiam a atuação das Nações Unidas há 80 anos. 


Bloco Vai Quem Quer Paz: Campanha da ONU Brasil para o Carnaval 2026 mobilizará a força criativa e o potencial de alcance da maior festa popular do país para enfatizar os valores e princípios da Carta das Nações Unidas, que guiam o trabalho das Nações Unidas há 80 anos

Legenda: Bloco Vai Quem Quer Paz: Campanha digital da ONU Brasil para o Carnaval 2026 mobilizará a força criativa e o potencial de alcance da maior festa popular do país para enfatizar os valores e princípios da Carta das Nações Unidas, que guiam o trabalho da ONU há 80 anos.

“Carnaval é universal, direitos também!”: Com esse espírito, a ONU Brasil lança sua campanha digital para o Carnaval 2026, conectando a maior celebração popular do país aos valores da paz, da igualdade, dos direitos humanos e da diversidade, que conduzem a atuação das Nações Unidas há 80 anos.

A iniciativa dá continuidade às comemorações dos 80 anos da Organização das Nações Unidas e da Carta da ONU, marco celebrado em 2025 por meio da campanha nacional “Nossa História, Nosso Futuro”, que alcançou mais de 5 milhões de visualizações nas redes sociais da @onubrasil e mobilizou mais de 60 eventos em todo o país, em parceria com governos locais e diversos atores da sociedade.

Em 2026, a ONU Brasil aposta no potencial criativo, cultural e mobilizador do Carnaval para ampliar essas mensagens e dialogar com públicos diversos em todo o território nacional. O período festivo se consolida como um espaço estratégico para reforçar princípios universais como respeito, tolerância, igualdade e convivência responsável, aproximando a ONU das pessoas nos blocos, ruas e manifestações culturais que fazem do carnaval uma celebração plural e inclusiva.

“O Carnaval é uma expressão poderosa da diversidade e da criatividade do povo brasileiro. Ao conectar essa celebração aos valores da Carta das Nações Unidas, reafirmamos que a paz, a igualdade e o respeito aos direitos humanos são universais – e devem estar presentes também nos momentos de alegria e convivência coletiva”, afirmou a coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks.

Bloco Vai Quem Quer Paz

“Carnaval é universal, direitos também!”: Com esse espírito, a ONU Brasil lança sua campanha digital para o Carnaval 2026, conectando a maior celebração popular do país aos valores da paz, da igualdade, dos direitos humanos e da diversidade.
Legenda: “Carnaval é universal, direitos também!”: Com esse espírito, a ONU Brasil lança sua campanha digital para o Carnaval 2026, conectando a maior celebração popular do país aos valores da paz, da igualdade, dos direitos humanos e da diversidade.

A campanha se articula simbolicamente em torno do Bloco Vai Quem Quer Paz, que convida foliãs e foliões a celebrarem a alegria do Carnaval sem abrir mão do respeito aos direitos humanos. Com mensagens como “Igualdade é nosso batuque, diversidade é nosso enredo!”“Mais alegria, menos conflito!” e “Carnaval é universal, direitos também!”, a iniciativa reforça que a festa só é completa quando todas as pessoas podem participar com segurança, dignidade e liberdade.

A campanha de Carnaval da ONU Brasil também reforça a importância da prevenção à violência de gênero, um compromisso central das Nações Unidas e um tema especialmente relevante em períodos de grandes aglomerações.

Além de conteúdos digitais originais que serão publicados nos perfis oficiais da ONU Brasil nas redes sociais, um dos destaques da campanha é o Kit Carnaval, que traz trechos da Carta das Nações Unidas adaptados ao clima festivo, em ventarolas, adesivos e cartazes lambe-lambe. Frases como “Dê uma chance à paz”“Aqui todo corpo samba” e “Fazemos mais em união” conectam os princípios fundadores da ONU — como tolerância, igualdade, autodeterminação dos povos e direitos humanos — à experiência do Carnaval brasileiro.

Ao unir cultura, celebração e valores universais, a campanha de Carnaval 2026 da ONU Brasil reafirma que a alegria também pode ser um ato de cidadania e que a paz, a igualdade e os direitos humanos cabem em todos os ritmos.

Como organizar um Bloco Vai Quem Quer Paz: 

O Bloco Vai Quem Quer Paz é aberto a todas as pessoas, em todos os lugares. Para participar: 

  1. Baixe o kit digital da ONU Brasil e imprima ventarolas, adesivos e lambe-lambes para decorar o seu bloco com mais inclusão, direitos e respeito.
  2. Compartilhe os posts da @onubrasil no Instagram, a partir deste sábado (7/2) e converse sobre o Bloco Vai Quem Quer Paz com seus amigos e amigas, familiares e colegas de trabalho.
  3. Use #VaiQuemQuerPaz e marque a @onubrasil nos seus posts para que possamos divulgar como Stories! 

A campanha convida foliãs e foliões a celebrarem a alegria do Carnaval sem abrir mão do respeito aos direitos humanos.

Legenda: Baixe os materiais do Kit Carnaval da ONU Brasil e organize um Bloco Vai Quem Quer Paz na sua cidade! Não se esqueça de marcar a @onubrasil nos seus posts para que possamos compartilhar.

Para saber mais, visite a página da campanha da ONU Brasil

Contato para a imprensa: 

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

RCO
United Nations Resident Coordinator Office
ONU
Organização das Nações Unidas
UNDGC
United Nations Department of Global Communications
UNIC
Centro de Informação das Nações Unidas

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa

Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e Bem-Estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Energia limpa e acessível
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Parcerias e meios de implementação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos do dia 30 de dezembro - Art & Conscientia

    Em 30 de dezembro de 1066 - Massacre de Granada, quando uma multidão muçulmana invade o palácio real em Granada, e também crucifica o judeu Joseph Ibn Naghrela e massacra a maior parte da população judaica da cidade. Em 30 de dezembro de 1896 - Falece José Rizol, herói filipino cujo o nome de batismo é José Protásio Rizol Mercado y Alonso Realonda, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário das Filipinas, no período colonial. Em 30 de dezembro de 1897 A colônia britânica de Natal anexa a Zululandia. Em 30 de dezembro de 1898 nasce em Natal-R, Luís da Câmara Cascudo, folclorista e escritor brasileiro. Falecido em 30 de julho de 1986. Em 30 de dezembro de 1905 Surge a primeira edição do jornal A Terra Livre, periódico editado em português tendo a frente Neno Vasco por influência de Benjamim Motae do sindiclista Edgar Leuonroth. Em 30 de dezembro de 1916 - É assassinado o místico russo da família real Gigory Rasputin, assassinato organizado pelo príncipe Felix Yussupo...

Fatos Históricos do dia 24 de dezembro - Art & Conscientia

  Em 24 de dezembro de 1734 - Publicadas as cartas filosóficas de Voltaire Tratado de Ghent Em 24 de dezembro de 1814 - Em Ghent na Bélgica, os Estados Unidos e Grã Bretanha assinam o Tratado de Ghent, pondo o fim à Guerra de 1812, entre os dois países. O acordo marcou o declínio da dependência norte - americana frente à Europa e estimulou o crescimento do nacionalismo dos Estados Unidos. Em 24 de dezembro de 1865 - Charles Darwin publica a Origem das Espécies. Foram 19 anos até terminar a obra. Em 24 de dezembro de 1905 - Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo João Cândido Felisberto Em 24 de dezembro de 1910 - Durante o processo da Revolta da Chibata tivemos a prisão de João Cândido e enviado para a Ilha das Cobras e jogados numa cela com cal virgem. Em 24 de dezembro de 1914 - Começa a trégua de Natal entre soldados britânicos e alemães ao longo da Frente ocidental da Primeira Guerra Mundial. Em 24 de dezembro de 1917 - Nasce em Hoeryong- Hamgyong Norte, a camarada Jim ...

Fatos Históricos do dia 15 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 15 de janeiro de 1622 nasce em Paris Jean Baptista Poquelim, mais conhecido como Molière, ator e dramaturgo francês, mestre da comédia,  falecido em 17 de fevereiro de 1673 em Paris. Aos 51 anos de idade. Faleceu quando encenava o doente imaginário teve um colapso  ainda no palco e morreu poucas horas mais tarde em sua casa Pierre Proudhon Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu em Besançon - França, Pierre Proudhon, anarquista francês, intelectual e escritor. Autor de "Qu'est-ce que la proprieté" em que ele faz crítica a propriedade privada. Em 1846 escreveu "sistema de Contradição econômica ou Filosofia da Miséria" onde faz a crítica ao pensamento de Karl Marx. E Marx responde escrevendo a obra "Miséria da Filosofia". Em 15 de janeiro de 1823 nasce João Felix Henrique Nogueira precursosr do republicanismo e do socialismo em Portugal, te´rico do iberismo e do federalismo dos Estados Ibéricos. Em 15 de janeiro de 1906 Neno Vasco edita no Rio de Janeiro ...