Pular para o conteúdo principal

Crõnica - Bakuni e as cartas para Matilde Reichel - Manoel Messias Pereira

 



Bakuni e as Cartas para Matilde Reichel


Hoje estive buscando uma história do Século XIX, que atravessou todo o século XX e ainda hoje tem um impacto social e científico nas chamadas  ciências sociais exatamente pela data de hoje. Pois bem em 16 de fevereiro de 1850 quando Michail Bakuni encarcerado na fortaleza  de Konigstein na Saxônia, preso por participar das revolução 1848-1849, em janeiro foi capturado e condenado a morte, pena essa que foi comutado por uma prisão perpetua. E nesta data escreveu uma carta para a sua amiga Matilda Reichel.

Porém tenho que fazer um breve histórico sobre Bakunin, principalmente estabelecendo-o na Primeira Internacional Socialista, ou o Primeiro Congresso da Associação Internacional dos Trabalhadores, que reuniu-se entre 1864 a 1876. E neste interim o que sabemos foi da pouco representatividade da classe operária, mas ocorreram discussões acaloradas entre os anarquistas comandados por Mikhail Bakuni e os comunistas seguidores de Karl Marx. E nesta época  Karl Marx afirmava a necessidade de um período da Ditadura do Proletariado, para sim pensar em chegar num processo comunista. Porém os anarquistas argumentavam que que todo o Estado é opressor, acreditando, e acreditava que podia passar do capitalismo ao comunismo.

E nós sabemos que a prova de fogo da Primeira Internacional foi a Revolução de 1870 na  Rança e que se seguiu na instalação da Comuna de Paris. E o que sabemos é que em 1972 todos os anarquistas foram expulsos da Primeira internacional. Mas esses fatos aqui narrados ligeramente são pra localizar a personalidade de Bakuni

Mas o que temos a narrar é a importância da carta que Bakunin enviada  para a senhora Matilde Reichel. É o documento em que o prezado anarquista, vai refletir sobre o seu destino, a necessidade de aceitar o que ele chamava de "As tempestades" da vida e manter a resiliência apesar das dificuldades da carceragem.

Matilde era uma amiga intima bem próximo de Backun e sua família as cartas foram de 1850 a 1851. essas cartas continham reflexões, filosóficas  e o seu estado emocional deste confinamento antes de sua extradição.

Essas cartas foram publicadas por ora pela primeira vez pela Le Revul em Genebra em 1926 e fez parte dos registros disponíveis nos arquivos de Bakuni no Marxistas Internet Archive.

Essas cartas representou um momento de transição na vida de Backuni, movendo -se da ação revolucionária direta por um longo período de encarcerado e com reflexões teóricas.

Matilde Reichel era esposa de Adolfo Reichel numa música  além de uma das amigas nais eais a Bakuni com o mundo exterior e com a humanidade. E o que ele sentia estava perdendo.

E ele que se revelou um ser introspectivo e emocionalmente exausto. E via a prisão como a perda da liberdade e um aniquilamento espiritual.

Ele aceitava o destino mas mantendo a dignidade e uma força interior, mesmo sabendo do seu futuro incerto e provavelmente sombrio. E assim agradecia a Matilde pela amizade que ele descrevia como um raio de luz em sua cela.

Essas cartas humaniza o pai do coletivismo e mostra que o grande revolucionário que desafio o czar, o Karl Marx havia se tornado uma pessoa solitária. mas que assim valoriza a arte da musica de Matilde Rechel lutou para que o cinismo da prisão não destruísse a sua capacidade amar os amigos 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos do dia 30 de dezembro - Art & Conscientia

    Em 30 de dezembro de 1066 - Massacre de Granada, quando uma multidão muçulmana invade o palácio real em Granada, e também crucifica o judeu Joseph Ibn Naghrela e massacra a maior parte da população judaica da cidade. Em 30 de dezembro de 1896 - Falece José Rizol, herói filipino cujo o nome de batismo é José Protásio Rizol Mercado y Alonso Realonda, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário das Filipinas, no período colonial. Em 30 de dezembro de 1897 A colônia britânica de Natal anexa a Zululandia. Em 30 de dezembro de 1898 nasce em Natal-R, Luís da Câmara Cascudo, folclorista e escritor brasileiro. Falecido em 30 de julho de 1986. Em 30 de dezembro de 1905 Surge a primeira edição do jornal A Terra Livre, periódico editado em português tendo a frente Neno Vasco por influência de Benjamim Motae do sindiclista Edgar Leuonroth. Em 30 de dezembro de 1916 - É assassinado o místico russo da família real Gigory Rasputin, assassinato organizado pelo príncipe Felix Yussupo...

Fatos Históricos do dia 15 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 15 de janeiro de 1622 nasce em Paris Jean Baptista Poquelim, mais conhecido como Molière, ator e dramaturgo francês, mestre da comédia,  falecido em 17 de fevereiro de 1673 em Paris. Aos 51 anos de idade. Faleceu quando encenava o doente imaginário teve um colapso  ainda no palco e morreu poucas horas mais tarde em sua casa Pierre Proudhon Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu em Besançon - França, Pierre Proudhon, anarquista francês, intelectual e escritor. Autor de "Qu'est-ce que la proprieté" em que ele faz crítica a propriedade privada. Em 1846 escreveu "sistema de Contradição econômica ou Filosofia da Miséria" onde faz a crítica ao pensamento de Karl Marx. E Marx responde escrevendo a obra "Miséria da Filosofia". Em 15 de janeiro de 1823 nasce João Felix Henrique Nogueira precursosr do republicanismo e do socialismo em Portugal, te´rico do iberismo e do federalismo dos Estados Ibéricos. Em 15 de janeiro de 1906 Neno Vasco edita no Rio de Janeiro ...

Fatos Históricos do dia 8 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 8 de janeiro de 1454 - O papa Nicolau V por meio de sua Bula pontifícia Pontiflex, concede ao reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao Sul do Cabo Bojador Em 8 de janeiro de 1642 - Falece Galileu Galilei, físico, matemático, astronomo, e filósofo italiano. Muito importante no processo do desenvolvimento científico Em 8 de janeiro de 1805 - A Colônia do Cabo na África do Sul torna -se colônia britânica, no contexto do Imperialismo Econômico. Emily Greene Balch Em 8 de janeiro de 1867 - Nasceu a ativista Emily Greene Balch, ativista norte - americana, prêmio Nobel da Paz de 1946, socióloga, escritora pacifista, sindicalista, presidente honorária da Liga Internacional de Mulheres pela Paz e Liberdade. Em 8 de janeiro de 1894 nasce em Salvador-BA, Edgard do Rego Santos, o reitor magnifico. Fundador e primeiro reitor 1946 a 1961, da Universidade da Bahia. Foi ele ministro da Educação em 1954 de Getúlio Vargas e de Café Filho. faleceu ...