Pular para o conteúdo principal

Crônica - Aspirações para a classe trabalhadora - Manoel Messias Pereira

 



Aspirações para a classe trabalhadora

Sei que cada um de nós brasileiros respiram uma democracia burguesa e cada um aqui é ainda um preso de uma liberdade, que te segrega a viver num constante tortura, sem os valores necessários para sonhar, e a nossa pena livre é  apenas estabelecer-se como um pequeno animal em cativeiro. Essa é uma sociedade de classe, em que a classe burguesa explora indecentemente a classe trabalhadora. Enquanto que nós estamos submetidos a conceito ainda de escravidão.. A luta por direito, por salários, por descansos, por autonomia da classe trabalhadora, por controle social deve passar pelo crivo de quem trabalha e constrói a riqueza  dessa diversidade.

Por isto sonho com a criação de uma sociedade sem classe apoiadas numa análise rigorosa de evolução social. Uma sociedade protagonizada por todos os trabalhadores ao longo de uma transformação, pratica com base num socialismo. Não sei o caminho acredito num contexto de desenvolvimento, cientifico e tecnológico. E inspiro hoje numa China que maravilha é aquilo.

Acredito que a classe trabalhadora tem essa missão histórica, para que enfrente unidas essa sociedade capitalista de desigualdades, de violências, de roubo de assalto além da submissão do capital imperialista, forjado e controlado por um sistema financeiro corrupto, burguês, traçados por monstruosidades. Que talvez revelarão nas próximas eleições de 2026.

Por isto os trabalhadores tem de entender as teorias revolucionárias e orientar-se na aparência frequentemente confusa como se apresenta na mídia burguesa e muitas vezes sionistas com quotidiano. e neste espaço de estudos e conhecimentos é que podemos exprimir os interesses fundamentais para nossas vidas e a argumentação científica de nossas aspirações.

Para tal é necessário que todo o movimento de trabalhadores, e digo operários pois entendo todo o mecanismo operado neste sistema seja na indústria, no comercio nos serviços é preciso que todos aqueles que operam o trabalho possam estar consciente e organizado e certo com a teoria do socialismo científico e que espalhe e difunda entre os operários e que cada um entenda a sua própria teoria. E contraponha essa ideia de manipulação do capital, que vem com o papo de empreendedor "sem dinheiro" ou na miséria ou como colaborador como dizem os tais gestores hoje em dia. 

Embora saibamos que todos precisam é procurar o pão quotidiano. E quase não tem tempo para as teorias. E raramente não dispõe  do saber indispensáveis para fazê-lo, e enquanto isto sabemos que os capitalistas não tem nenhum interesse em fornecer informações qualificadas. Daí vão entender a fala do governador do Estado de São Paulo, quando ele fala que ninguém precisa de diploma. Abre os olhos que esse é um monstro que deseja que continue na ignorância e a sua administração tem o interesse de interferir na liberdade de cátedra dos professores e aos poucos vai destruindo a educação paulista, pois como dizia Lao Tse (571a.C) o velho mestre já dizia "instruir o povo é enfraquecer o governo. E esses povo da direita parece que vai nesta linha de conduta.

Por isto refletimos e pensamos no Manifesto de 1848, de Karl Marx e Friedrich Engels, que é um documento porém uma manifestação em que é preciso unir todos os trabalhadores, num partido revolucionário marxista e e no movimento operário revolucionário. E com isto estar apto para a missão histórica política que consiste transformar a sociedade capitalista em sociedade socialista pela via revolucionária, com amor.

Por isto vamos lembrar que antes do Manifesto ainda em 1847 criaram a Liga dos comunistas a primeira organização deste gênero e o Manifesto foi sim o seu programa. E em 1864 tivemos a fundação a Associação Internacional de Trabalhadores ou a Primeira Internacional, que lançou bases das formações dos partidos em vários países.

O que vimos ao longo dos tempos foi o capitalismo entrando na fase imperialista e as contradições e sociais começaram a atingir o paroxismo. E um tempo pacífico deu lugar a um período de tempestades sociais e perturbações revolucionárias. um período que coincide com a segunda revolução científica e técnica, como o desenvolvimento da utilização da energia atômica, da conquista do espaço, da penetração da ciência, da química, nas produções das automatizações, das eletrônicas , dos misseis, dos assuntos militares e estratégicos.

E essa mudança pois nu o sistema Capitalista. Um regime que trava  cada vez mais o progresso científico. Dai a necessidade da substituição deste regime capitalista é urgente pois faz mal a humanidade. Que precisa de paz, de harmonia e não de violência como eles demonstram em Gaza ou na Cisjordânia e até mesmo no Líbano aquilo tudo é violência e terrorismo de Estado praticado por Israel e contam com a ansiedade estadunidense de propagar o mal  e tem uma mídia sionista calada. E segundo a própria Nações Unidas sionismo é racismo.

E quando afirmamos que a imprensa cala. Entenda-se ela fala já do resultado da operação da violência, do resultado que é morte é genocídio, mas não toca na origem. Vejam o que fizeram com a Líbia, criaram uma zona de escravidão em pleno século XXI, onde as pessoas são vendidas. A tráfegos de corpos e de órgãos possivelmente e quem interfere hoje nisto ninguém? Esse foi e é um crime contra a humanidade.

É hora de pensar em germinar as sementes da esperança, as flores linda do amanhã a ternura do perfume embriague o ar, que façam para toda a humanidade um mundo de respeito de convivência pacífica e de Paz. E é isso é que deseja a classe trabalhadora.


Manoel Messias Pereira

professor de estudos sociais e História

São José do Rio Preto -SP. Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos do dia 30 de dezembro - Art & Conscientia

    Em 30 de dezembro de 1066 - Massacre de Granada, quando uma multidão muçulmana invade o palácio real em Granada, e também crucifica o judeu Joseph Ibn Naghrela e massacra a maior parte da população judaica da cidade. Em 30 de dezembro de 1896 - Falece José Rizol, herói filipino cujo o nome de batismo é José Protásio Rizol Mercado y Alonso Realonda, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário das Filipinas, no período colonial. Em 30 de dezembro de 1897 A colônia britânica de Natal anexa a Zululandia. Em 30 de dezembro de 1898 nasce em Natal-R, Luís da Câmara Cascudo, folclorista e escritor brasileiro. Falecido em 30 de julho de 1986. Em 30 de dezembro de 1905 Surge a primeira edição do jornal A Terra Livre, periódico editado em português tendo a frente Neno Vasco por influência de Benjamim Motae do sindiclista Edgar Leuonroth. Em 30 de dezembro de 1916 - É assassinado o místico russo da família real Gigory Rasputin, assassinato organizado pelo príncipe Felix Yussupo...

Fatos Históricos do dia 15 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 15 de janeiro de 1622 nasce em Paris Jean Baptista Poquelim, mais conhecido como Molière, ator e dramaturgo francês, mestre da comédia,  falecido em 17 de fevereiro de 1673 em Paris. Aos 51 anos de idade. Faleceu quando encenava o doente imaginário teve um colapso  ainda no palco e morreu poucas horas mais tarde em sua casa Pierre Proudhon Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu em Besançon - França, Pierre Proudhon, anarquista francês, intelectual e escritor. Autor de "Qu'est-ce que la proprieté" em que ele faz crítica a propriedade privada. Em 1846 escreveu "sistema de Contradição econômica ou Filosofia da Miséria" onde faz a crítica ao pensamento de Karl Marx. E Marx responde escrevendo a obra "Miséria da Filosofia". Em 15 de janeiro de 1823 nasce João Felix Henrique Nogueira precursosr do republicanismo e do socialismo em Portugal, te´rico do iberismo e do federalismo dos Estados Ibéricos. Em 15 de janeiro de 1906 Neno Vasco edita no Rio de Janeiro ...

Fatos Históricos do dia 8 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 8 de janeiro de 1454 - O papa Nicolau V por meio de sua Bula pontifícia Pontiflex, concede ao reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao Sul do Cabo Bojador Em 8 de janeiro de 1642 - Falece Galileu Galilei, físico, matemático, astronomo, e filósofo italiano. Muito importante no processo do desenvolvimento científico Em 8 de janeiro de 1805 - A Colônia do Cabo na África do Sul torna -se colônia britânica, no contexto do Imperialismo Econômico. Emily Greene Balch Em 8 de janeiro de 1867 - Nasceu a ativista Emily Greene Balch, ativista norte - americana, prêmio Nobel da Paz de 1946, socióloga, escritora pacifista, sindicalista, presidente honorária da Liga Internacional de Mulheres pela Paz e Liberdade. Em 8 de janeiro de 1894 nasce em Salvador-BA, Edgard do Rego Santos, o reitor magnifico. Fundador e primeiro reitor 1946 a 1961, da Universidade da Bahia. Foi ele ministro da Educação em 1954 de Getúlio Vargas e de Café Filho. faleceu ...