Pular para o conteúdo principal

Campanha da Fraternidade de 2026 - CNBB

Campanha da Fraternidade

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, no próximo 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, em sua sede, em Brasília (DF), às 10h, a cerimônia oficial de abertura da Campanha da Fraternidade 2026, que neste ano propõe à Igreja e à sociedade a reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana. 

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha quer iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa adequada. A escolha do tema acolhe sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas e reforça o compromisso histórico da Igreja com a defesa dos direitos sociais e da justiça. 

Abertura oficial em Brasília 

A abertura nacional será realizada na sede da CNBB, no Auditório Dom Helder Câmara, reunindo representantes de pastorais sociais, movimentos populares, organismos e parceiros da Igreja. O momento marca o início das mobilizações da Campanha em todo o país e apresenta oficialmente os objetivos, subsídios e propostas pastorais da edição de 2026. 

A cerimônia contará com a participação do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, e contará com apresentação do tema e do lema, além do convite à participação das comunidades durante o tempo da Quaresma e divulgação de vídeos. 

A experiência da comunidade católica de Trindade em Salvador (BA) de conquista da moradia digna para pessoas em situação de rua será apresentada durante a cerimônia. O trabalho é desenvolvido pelo irmão Henrique Peregrino e demonstra a ação da Igreja na promoção do acesso à moradia digna. 

A CF 2026 chama atenção para dados alarmantes da realidade habitacional brasileira: 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua. Para a Campanha, a casa é a porta de entrada para todos os demais direitos. Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade. Inspirada na Encarnação de Cristo – “Ele veio morar entre nós” -, a proposta convida à conversão pessoal e social. 

Lançamento celebrativo em Aparecida 

Como continuidade do lançamento nacional, a programação segue no Santuário Nacional de Aparecida (SP), fortalecendo o caráter espiritual e celebrativo da Campanha. 

No dia 21 de fevereiro, às 19h30, será realizada a bênção de instalação do monumento “Cristo Sem Teto”, obra do artista canadense Timothy Schmalz, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.  A escultura, que retrata Jesus identificado com as pessoas em situação de rua, simboliza o apelo da Campanha à solidariedade e ao compromisso concreto com os mais vulneráveis. A celebração será conduzida pelo presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler; pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, pelo padre Jean Poul, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e pelo padre Leandro Megeto, subsecretário-geral da CNBB.  

Já no dia 22 de fevereiro, às 8h, o cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, presidirá a missa de abertura da CF 2026, reunindo romeiros, agentes pastorais e fiéis de diversas regiões do país. As celebrações em Aparecida serão transmitidas pela TV Aparecida com exibição em outras emissoras católicas, ampliando o alcance da mobilização. 

Serviço 

 

  • 18/02 – Brasília (DF) 

Cerimônia de abertura | 10h às 11h 

Auditório Dom Helder Câmara – sede da CNBB, em Brasília 

Participação: Dom Ricardo Hoerpers, secretário-geral da CNBB, e padre Jean Poul Hansen, secretário-executivo de Campanhas da CNBB 

Transmissão: TV Rede Vida e redes sociais da CNBB – @cnbbnacional 

Atendimento à Imprensa: será feito pela jornalista da Assessoria de Comunicação da CNBB, Larissa Carvalho – 61- 2103-8230.  

  • 21/02 – Aparecida (SP) 

Bênção do monumento “Cristo Sem Teto” | 19h30 Participação: Cardeal Jaime Spengler; presidente da CNBB; dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, padre Jean Poul, secretário-executivo de Campanhas da CNBB e padre Leandro Megeto, subsecretário-geral da CNBB. 

Transmissão: TV Aparecida e redes sociais da CNBB – @cnbbnacional 

  • 22/02 – Aparecida (SP) 

Missa de abertura da CF 2026 | 8h  

Presidência: Cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB 

Transmissão: TV Aparecida e redes sociais da CNBB – @cnbbnacional 

Atendimento à Imprensa: será feito pelo assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues – 21 – 99902-8682. 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos do dia 30 de dezembro - Art & Conscientia

    Em 30 de dezembro de 1066 - Massacre de Granada, quando uma multidão muçulmana invade o palácio real em Granada, e também crucifica o judeu Joseph Ibn Naghrela e massacra a maior parte da população judaica da cidade. Em 30 de dezembro de 1896 - Falece José Rizol, herói filipino cujo o nome de batismo é José Protásio Rizol Mercado y Alonso Realonda, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário das Filipinas, no período colonial. Em 30 de dezembro de 1897 A colônia britânica de Natal anexa a Zululandia. Em 30 de dezembro de 1898 nasce em Natal-R, Luís da Câmara Cascudo, folclorista e escritor brasileiro. Falecido em 30 de julho de 1986. Em 30 de dezembro de 1905 Surge a primeira edição do jornal A Terra Livre, periódico editado em português tendo a frente Neno Vasco por influência de Benjamim Motae do sindiclista Edgar Leuonroth. Em 30 de dezembro de 1916 - É assassinado o místico russo da família real Gigory Rasputin, assassinato organizado pelo príncipe Felix Yussupo...

Fatos Históricos do dia 15 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 15 de janeiro de 1622 nasce em Paris Jean Baptista Poquelim, mais conhecido como Molière, ator e dramaturgo francês, mestre da comédia,  falecido em 17 de fevereiro de 1673 em Paris. Aos 51 anos de idade. Faleceu quando encenava o doente imaginário teve um colapso  ainda no palco e morreu poucas horas mais tarde em sua casa Pierre Proudhon Em 15 de janeiro de 1809 - Nasceu em Besançon - França, Pierre Proudhon, anarquista francês, intelectual e escritor. Autor de "Qu'est-ce que la proprieté" em que ele faz crítica a propriedade privada. Em 1846 escreveu "sistema de Contradição econômica ou Filosofia da Miséria" onde faz a crítica ao pensamento de Karl Marx. E Marx responde escrevendo a obra "Miséria da Filosofia". Em 15 de janeiro de 1823 nasce João Felix Henrique Nogueira precursosr do republicanismo e do socialismo em Portugal, te´rico do iberismo e do federalismo dos Estados Ibéricos. Em 15 de janeiro de 1906 Neno Vasco edita no Rio de Janeiro ...

Fatos Históricos do dia 8 de janeiro - Art & Conscientia

  Em 8 de janeiro de 1454 - O papa Nicolau V por meio de sua Bula pontifícia Pontiflex, concede ao reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao Sul do Cabo Bojador Em 8 de janeiro de 1642 - Falece Galileu Galilei, físico, matemático, astronomo, e filósofo italiano. Muito importante no processo do desenvolvimento científico Em 8 de janeiro de 1805 - A Colônia do Cabo na África do Sul torna -se colônia britânica, no contexto do Imperialismo Econômico. Emily Greene Balch Em 8 de janeiro de 1867 - Nasceu a ativista Emily Greene Balch, ativista norte - americana, prêmio Nobel da Paz de 1946, socióloga, escritora pacifista, sindicalista, presidente honorária da Liga Internacional de Mulheres pela Paz e Liberdade. Em 8 de janeiro de 1894 nasce em Salvador-BA, Edgard do Rego Santos, o reitor magnifico. Fundador e primeiro reitor 1946 a 1961, da Universidade da Bahia. Foi ele ministro da Educação em 1954 de Getúlio Vargas e de Café Filho. faleceu ...