Pular para o conteúdo principal

Onu lança concurso de videos sobre transformação urbana para a COP30

 









ONU lança concurso de vídeos sobre transformação urbana para a COP30

20 outubro 2025

Há poucas semanas da COP30, a Universidade das Nações Unidas (UNU) convoca agentes da transformação urbana para um concurso de vídeos curtos que serão exibidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que começa em 10 de novembro em Belém do Pará.

Pessoas interessadas devem submeter vídeos de até 60 segundos apresentando seus esforços inspiradores até 24 de outubro de 2025.

O concurso busca promover iniciativas que contribuem para a construção de cidades mais sustentáveis, equitativas e habitáveis, e integrá-las ao Mutirão Global, o chamado da presidência brasileira da COP30 para acelerar a ação climática. 

Crianças indígenas da etnia Terena, plantando uma muda nativa do Pantanal em uma área em restauração dentro de seu território.
Legenda: Mãos plantando o futuro: Crianças indígenas da etnia Terena, plantando uma muda nativa do Pantanal em uma área em restauração dentro de seu território. Foto finalista do Concurso Mundial de Fotografia sobre Transformação Urbana 2024, organizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU).
Foto: © Gustavo Figueiroa.

As mudanças, pequenas ou grandes, em prol de um futuro urbano mais habitável e equitativo ajudam as cidades a estarem sempre em constante transformação.

Este ano, o concurso mundial de vídeos sobre transformação urbana se conecta com o espírito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará. A COP30 elegeu o “Mutirão Global” como um símbolo da Conferência, inspirando-se na palavra enraizada no tupi-guarani que significa esforço coletivo em direção a um objetivo comum.

Organizado pelo Instituto de Meio Ambiente e Segurança da Universidade da ONU (UNU-EHS), em Bonn, na Alemanha, o concurso de vídeos busca reunir histórias inspiradoras e conectar iniciativas em todo o mundo que têm contribuído para construir cidades mais sustentáveis, equitativas e habitáveis.

Com o apoio da Iniciativa Internacional de Proteção Climática do Governo da Alemanha, a iniciativa destaca transformações urbanas positivas e inspira a ação coletiva em direção a um futuro urbano mais sustentável.

Se você tem participado da transformação da sua cidade, envie um vídeo de até 60 segundos apresentando sua história e mostrando a mudança que você tem ajudado a promover. O período de inscrições se encerra no dia 24 de outubro de 2025. 

Horta urbana comunitária: Uma senhora de 75 anos segura uma enorme planta de repolho que cultivou em uma horta comunitária urbana. Na imagem, ela está rodeada por diversos vegetais verdes, como alface e cenoura. De um lado, há um tanque de água e, ao fund
Legenda: Uma senhora de 75 anos segura uma enorme planta de repolho que cultivou em uma horta comunitária urbana no bairro Juscelino Kubitschek, no município de Sete Lagoas (MG). Foto finalista do Concurso Mundial de Fotografia sobre Transformação Urbana 2024, organizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU).
Foto: © Carolina Rocha Campos Pires.

Quem pode participar?

Todas as pessoas podem participar. O objetivo é dar visibilidade global a pessoas e iniciativas que estão construindo cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes para se viver.

Os vídeos devem seguir as seguintes especificações:

  • Ter no máximo 60 segundos.
  • Mostrar um esforço coletivo de capacitação e destacar as pessoas, parcerias e ações que impulsionam a mudança.
  • Mostrar como sua iniciativa se conecta ao contexto mais amplo, explicando como ela contribui para uma cidade mais forte, mais inclusiva e mais resiliente ao clima, e como ela se conecta à ação global.
  • Inspirar outras pessoas a agir, compartilhando os motivos pelos quais essa transformação é importante e como ela empodera sua comunidade.
  • O vídeo deverá ser enviado em inglês, espanhol ou português. No entanto, todas as inscrições devem incluir legendas em inglês. Caso não seja possível adicionar legendas, os participantes deverão fornecer uma transcrição de alta qualidade do vídeo original, no idioma original.
  • Enviar também uma pequena história (100 a 150 palavras) por escrito que descreva brevemente a iniciativa e seu impacto.

Como participar?

Clique aqui para enviar o vídeo, até às 18h (horário de Brasília) de 24 de outubro de 2025. 

Leia as regras e regulamentos da competição. 

Para mais informações, leia a chamada da Universidade da ONU (em português): https://urbancoalitions.org/pt-br/concurso-de-pitch-de-video-2025

Gotas para regenerar: Gotas de água caem sobre uma muda de mamão que duas crianças voluntárias seguram em frente a um dos canteiros da horta comunitária, logo antes do plantio, enquanto regam a horta de uma praça em meio à cidade.
Legenda: Gotas para regenerar: Gotas de água caem sobre uma muda de mamão que duas crianças voluntárias seguram em frente a um dos canteiros da horta comunitária da Praça dos Eucaliptos, no bairro do Caminho das Árvores, na cidade de Salvador (BA). Foto finalista do Concurso Mundial de Fotografia sobre Transformação Urbana 2024, organizado pela Universidade da ONU (UNU).
Foto: © André Fernandes.

Contato para a imprensa: 

UNIC Rio

Ana Rosa Reis

UNIC
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)

Entidad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...