Pular para o conteúdo principal

PCB - Não ao PL da devastação

 


Não ao PL da Devastação! Veta tudo, Lula!

Comitê Regional do PCB RJ

Está nas mãos do presidente Lula para ser sancionado um projeto de Lei, aprovado pelo Congresso, que facilita ainda mais a derrubada de matas, o aterramento de manguezais e outras ações extremamente lesivas ao meio ambiente, as quais reforçam e aceleram o processo de degradação ambiental em curso e as suas gravíssimas consequências que já se manifestam em todo o mundo. É o Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental, o chamado “PL da Devastação”:

Esse PL se soma à sequência de Leis aprovadas pelo Congresso, nos últimos anos, que exterminaram direitos da classe trabalhadora brasileira e da população de um modo geral. O retrocesso imposto pela reforma trabalhista de 2017, com a eliminação radical dos direitos sociais e fundamentais do trabalho é exemplo: o custo vem sendo pago a cada dia, com a terceirização em massa, a precarização de toda ordem das relações de trabalho de diferentes formas, como a “pejotização”.

O “PL da Devastação” se soma às ameaças à própria existência humana no mundo, atingindo diretamente as classes mais desfavorecidas da cidade e do campo. O texto aprovado derruba normas de proteção ambiental, construídas com muita luta, que garantem cuidados básicos com nosso meio ambiente e para a própria vida. São inúmeras as agressões radicais que esse PL permite ao meio ambiente, como o desmatamento irregular, a mineração sem mecanismos de controle efetivo, o uso intensivo de agrotóxicos banidos em outros países, a pulverização sem controle de agroquímicos, afetando cultivos de pequenos produtores rurais, populações tradicionais etc.

A nova lei entrega o licenciamento ambiental aos próprios agressores do meio ambiente, às empresas privadas que, através de uma mera declaração de “compromisso”, extinguindo quase que totalmente a exigência de prévia elaboração de relatórios de impactos ambientais, enfraquecendo ao extremo o papel das agências e órgãos reguladores e fiscalizadores. Será, com certeza, uma tragédia que afetará diretamente nossas matas, manguezais, rios, baías, o ar que respiramos e trará outros impactos, como catástrofes cada vez mais terríveis, frequentes e mortais, secas mais extensas e intensas, inundações que se farão mais presentes em nosso dia a dia, ondas de calor extremo e poluição descontrolada de rios, quebra de safras e aumento do preço dos alimentos.

Quem pagará essa conta? Toda a população do país e do planeta. O povo humilde, os trabalhadores e as trabalhadoras, indígenas, quilombolas, as populações tradicionais serão os primeiros a serem atingidos, nas suas casas, nos seus territórios, no seu trabalho, na vida cotidiana que se tornará muito mais difícil, cara e sofrida. Milhares perecerão por conta da insanidade do capitalismo, que não preza, de fato, a vida humana.

Dezenas e dezenas de entidades e organizações já se dirigiram ao presidente da República pedindo o veto integral ao projeto. É a única alternativa possível, nesse momento, ante a tragédia que se anuncia.

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – se soma a essas iniciativas e faz um alerta: nossa existência enquanto seres humanos está em risco! Nos somamos e nos somaremos em todas as frentes, atos, manifestações contra essa insanidade. A vida humana está em primeiro lugar, o meio ambiente sadio para todas e todos é um direito fundamental de homens e mulheres.
O PCB exige: veta tudo, Lula!

Partido Comunista Brasileiro – Rio de Janeiro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...