Pular para o conteúdo principal

ONU - Poetisa Maryam Bukar Hassan é nomeada Defensora Global da Paz da ONU

 



Poeta nigeriana Maryam Bukar Hassan é nomeada Defensora Global da Paz da ONU

07 agosto 2025

“A paz não é encontrada, é construída. Tijolo por tijolo — às vezes brutais — com mãos que antes sabiam lutar, mas agora escolhem acolher.”

Foi com essas palavras que a poeta e ativista pela paz nigeriana Maryam Bukar Hassan, também conhecida como “Alhanislam”, fez sua estreia como nova Defensora Global da Paz da ONU no último dia 27, em Nova Iorque. 

Maryam Bukar Hassan é uma artista nigeriana de spoken word, poeta, influenciadora e defensora da paz, cujo trabalho une arte, ativismo e feminismo. Nascida no norte da Nigéria, Maryam usa sua plataforma para defender os direitos das mulheres, o empoderamento dos jovens e a construção da paz em comunidades afetadas pela violência e pelo deslocamento.
Legenda: Maryam Bukar Hassan é uma artista, poeta, influenciadora e defensora da paz cujo trabalho une arte, ativismo e feminismo. Nascida no norte da Nigéria, Maryam usa sua plataforma de visibilidade para defender os direitos das mulheres, o empoderamento dos jovens e a construção da paz em comunidades afetadas pela violência e pelo deslocamento.
Foto: © ONU//Mark Garten.

Maryam Bukar Hassan foi apresentada como nova Defensora Global da Paz da ONU em 27 de julho, durante o festival de música SummerStage, em Nova Iorque. 

Maryam apresentou sua emocionante performance de poesia falada intitulada Paz É Um Verbo para um público de mais de 3 mil pessoas no Central Park, unindo relatos pessoais com um poderoso apelo pela paz.

Ela dividiu o palco com artistas africanos de destaque, como Elida Almeida, de Cabo Verde, e Femi Kuti, da Nigéria.

No evento, a subsecretária-geral da ONU para a África, Martha Ama Akyaa Pobee, destacou a importância das vozes jovens africanas na construção da paz — especialmente a participação das mulheres.

“Trabalhar pela paz exige todos os corações, mentes e mãos atuando juntos,” afirmou Pobee. 

“Precisamos de todos a bordo. Maryam representa o espírito e a promessa do continente. Temos orgulho de contar com sua voz na ONU.”

Esse foi o primeiro compromisso público de Maryam Bukar Hassan no novo papel, após sua designação oficial na sexta-feira anterior, quando recebeu homenagens públicas e um certificado oficial entregue pela chefe de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, e pela subsecretária-geral para a África, representando o pilar de Paz e Segurança da ONU.

O secretário-geral António Guterres (à direita) se reúne com Maryam Bukar Hassan, defensora global da paz da ONU.
Legenda: O secretário-geral António Guterres (à direita) se reúne com Maryam Bukar Hassan, defensora global da paz da ONU, em 28 de julho de 2025.
Foto: © ONU/Eskinder Debebe.

Nos próximos dois anos, Maryam atuará na promoção das agendas Mulheres, Paz e Segurança (WPS) e Juventude, Paz e Segurança (YPS), além de iniciativas de construção da paz e missões de paz.

Ela usará sua voz única e criatividade para alcançar novos públicos, para além dos formatos tradicionais da ONU.

A participação da Defensora Global da Paz no SummerStage foi viabilizada com o apoio dos governos do Canadá e da Dinamarca, como parte da estratégia de comunicação da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança.

Para saber mais, visite a página global das Nações Unidas e leia o poema "A Paz É Um Verbo" em português: 

UNIC Rio

Ana Rosa Reis

UNIC
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...