Poeta nigeriana Maryam Bukar Hassan é nomeada Defensora Global da Paz da ONU
07 agosto 2025
“A paz não é encontrada, é construída. Tijolo por tijolo — às vezes brutais — com mãos que antes sabiam lutar, mas agora escolhem acolher.”
Foi com essas palavras que a poeta e ativista pela paz nigeriana Maryam Bukar Hassan, também conhecida como “Alhanislam”, fez sua estreia como nova Defensora Global da Paz da ONU no último dia 27, em Nova Iorque.

Maryam Bukar Hassan foi apresentada como nova Defensora Global da Paz da ONU em 27 de julho, durante o festival de música SummerStage, em Nova Iorque.
Maryam apresentou sua emocionante performance de poesia falada intitulada “Paz É Um Verbo” para um público de mais de 3 mil pessoas no Central Park, unindo relatos pessoais com um poderoso apelo pela paz.
Ela dividiu o palco com artistas africanos de destaque, como Elida Almeida, de Cabo Verde, e Femi Kuti, da Nigéria.
No evento, a subsecretária-geral da ONU para a África, Martha Ama Akyaa Pobee, destacou a importância das vozes jovens africanas na construção da paz — especialmente a participação das mulheres.
“Trabalhar pela paz exige todos os corações, mentes e mãos atuando juntos,” afirmou Pobee.
“Precisamos de todos a bordo. Maryam representa o espírito e a promessa do continente. Temos orgulho de contar com sua voz na ONU.”
Esse foi o primeiro compromisso público de Maryam Bukar Hassan no novo papel, após sua designação oficial na sexta-feira anterior, quando recebeu homenagens públicas e um certificado oficial entregue pela chefe de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, e pela subsecretária-geral para a África, representando o pilar de Paz e Segurança da ONU.

Nos próximos dois anos, Maryam atuará na promoção das agendas Mulheres, Paz e Segurança (WPS) e Juventude, Paz e Segurança (YPS), além de iniciativas de construção da paz e missões de paz.
Ela usará sua voz única e criatividade para alcançar novos públicos, para além dos formatos tradicionais da ONU.
A participação da Defensora Global da Paz no SummerStage foi viabilizada com o apoio dos governos do Canadá e da Dinamarca, como parte da estratégia de comunicação da ONU sobre Mulheres, Paz e Segurança.
Para saber mais, visite a página global das Nações Unidas e leia o poema "A Paz É Um Verbo" em português:
Comentários
Postar um comentário