Pular para o conteúdo principal

FAO e o governo brasileiro fortalecem politicas de abastecimento e comercialização de alimentos - ONU

 

FAO e Governo do Brasil fortalecem políticas de abastecimento e comercialização de alimentos na América Latina e no Caribe

19 agosto 2025

O novo projeto do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO contará com 500 mil dólares para cooperação técnica com os países membros da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos. 


Nova iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral para fortalecer políticas de abastecimento e comercialização de alimentos na América Latina e no Caribe foi assinada em 13 de agosto de 2025, na cidade de Cartagena, Colômbia, durante a X Reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Rede SPAA).

Legenda: Nova iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral para fortalecer políticas de abastecimento e comercialização de alimentos na América Latina e no Caribe foi assinada em 13 de agosto de 2025, na cidade de Cartagena, Colômbia, durante a X Reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Rede SPAA).
Foto: © FAO/Daniel Pereira.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Brasil assinaram o projeto Ação regional para fortalecer as instituições públicas que são membros da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (SPAA), no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO

Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI 2025), a inflação dos preços dos alimentos tem dificultado a recuperação da segurança alimentar e da nutrição após a pandemia. Desde 2020, a inflação global dos preços dos alimentos tem superado sistematicamente a inflação geral, e os países de baixa renda foram particularmente afetados pelo aumento desses preços. 

Essa nova iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral foi assinada dia 13 de agosto, na cidade de Cartagena, Colômbia, durante a X Reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Rede SPAA), e contou com a participação do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Brasil, Edegar Pretto; da chefe de gabinete da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), ministra Andréia Rigueira; do representante da FAO na Colômbia, Agustín Zimmermann; e da ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia (MinAgricultura), Martha Viviana Carvajalino Villegas. 

O presidente da CONAB, Edegar Pretto, destacou que, pela primeira vez na história da Rede SPAA, a instituição está destinando 500 mil dólares para fortalecer diretamente a capacidade da rede, por meio da cooperação técnica com a FAO.

Com duração de 20 meses, o projeto será implementado em nível nacional e regional, com o objetivo de fortalecer as políticas e programas públicos de abastecimento e comercialização de alimentos nos países membros da Rede SPAA. Atualmente, a rede conta com 18 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Estado Plurinacional da Bolívia, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Bolivariana da Venezuela, República Dominicana, São Vicente e Granadinas. Foi anunciado, ainda, o ingresso de um novo país: Uruguai.

Para o oficial de Políticas e Sistemas Alimentares da FAO, João Intini, os sistemas públicos de abastecimento e comercialização são atores-chave para enfrentar os impactos da crise dos preços de alimentos básicos que afetam as populações. Além disso, contribuem para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na produção agropecuária, especialmente da agricultura familiar, atuando com políticas públicas inclusivas e que fortalecem o funcionamento dos sistemas agroalimentares.

Para a execução deste projeto, a ABC/MRE será a entidade responsável por coordenar a cooperação técnica internacional no Brasil, enquanto a CONAB aportará sua experiência e recursos financeiros, técnicos e humanos para supervisionar e executar as ações do projeto. A FAO, por sua vez, facilitará os processos de cooperação, oferecendo apoio técnico, operacional e administrativo. Os países parceiros participarão ativamente da implementação e da formulação de ações estratégicas ao longo do projeto.

Para saber mais, siga @FAOBrasil e @FAOBrasilCoop nas redes e visite a página do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO: https://www.fao.org/in-action/programa-brasil-fao/pt/ 

Entidades da ONU envolvidas nesta atividade

FAO
Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...