Pular para o conteúdo principal

Em 1 e 2 de agosto de 2025 - No Museu Ferroviário de São José do Rio Preto - Jornada do Patrimônio de 2025

 


Resumo da matéria:

Patrimônio Ferroviário é tema de evento realizado pelo governo estadual em parceria com a Prefeitura

Ferroviários aposentados e ativos são convidados para roda de conversa sobre memórias

Sábado, 2/8, Estação Ferroviária sedia oficina, apresentações culturais e feira de artesanato

São José do Rio Preto recebe nesta sexta-feira e no sábado, dias 1º e 2 de agosto, a Jornada do Patrimônio 2025, iniciativa que reforça a conexão entre memória e território. 

Neste ano, o tema escolhido é Patrimônio Ferroviário. Serão realizadas diversas atividades gratuitas e descentralizadas pelo estado de São Paulo, como apresentações artísticas e debates em espaços históricos. 

O Complexo da Estação Ferroviária em Rio Preto, localizado na Praça Paul S. Harris, 60 (ao lado do Terminal Rodoviário), foi escolhido para sediar o evento. 

“A Estação Ferroviária e os trilhos de ferrovia em si são fundamentais para compreendermos no desenvolvimento do nosso município ao longo do tempo. A valorização desse patrimônio local é olhar para nossa história e origem”, comenta a coordenadora de museus da Secretaria Municipal de Cultura Thaís de Freitas, presidente do COMDEPHAT. 

Na sexta-feira, das 14h30 às 17h, acontece o ‘Café com histórias e memórias vividas nos trilhos do trem’. A roda de conversa convida ferroviários aposentados e ativos, além de outros interessados no tema, a partilharem suas memórias e experiências numa roda de conversa. 

No sábado, a programação começa às 9h, com a Catira Projeto Florescer. Na sequência, às 10h, tem a Companhia de Reis Magos do Oriente; às 11h, apresentação cultural com Cia Chegança, e, ao meio-dia, a contação de histórias A Viola e um Violeiro.

Durante a manhã, de 9h30 às 12h, tem a oficina Olhar Sobre a Estação Ferroviária, prática de Urban Sketcher, desenho de observação no complexo urbano da Estação Ferroviária de Rio Preto. 

A atividade será conduzida pelo artista Uiliam José. Os interessados devem fazer inscrição pelo formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/mgZYTdc4BXcs5ZU89. Não é necessário ter conhecimento prévio em qualquer tipo de desenho. 

No sábado, a Estação também receberá feira de artesanato e cultura típicas de Rio Preto e região. 

A Jornada do Patrimônio é realizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, através do Museu Ferroviário, da Coordenação de Museus da Secretaria Municipal de Cultura e o COMDEPHAT (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Mais informações pelo telefone (17) 3513-5007.

 

Programação Jornada do Patrimônio em Rio Preto

  • 1/8, sexta-feira, 14h30 às 17h: Café com histórias e memórias vividas nos trilhos do trem
  • 2/8, sábado, 9h às 13h: Entre Trilhos - Uma Vivência com Patrimônio Imaterial
    9h, Catira Projeto Florescer; 10h, Companhia de Reis Magos do Oriente; 11h, Cia Chegança; 12h, A Viola e um Violeiro – Contação de Histórias 
    9h às 13h, Feira de Artesanato
    9h às 13h, Oficina de Urban Sketcher: Olhar Sobre a Estação Ferroviária - Prática de desenho de observação no complexo urbano da Estação Ferroviária de Rio Preto. Inscrição pelo link:
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...