Pular para o conteúdo principal

Crônica - Crescer olhando o céu - Manoel Messias Pereira





Crescer olhando o céu


No meu tempo de menino, deitava no terreiro todo tijolado e ficava olhando o céu. Era apenas uma criança que observava as nuvens, que contemplava o azul do céu e questionava tanta beleza além dos objetos que tínhamos em casa. E assim sentia que viajava para um mundo distante e deitado ali até dormia.

Eu era apenas uma criança de aproximadamente com 5 cinco anos, esperava meu pai chegar em casa trazendo doces como bombocado, doce de maria mole, passoca e doce de leite. E quando ele chegava além dos doces vinha uma cabeça de um ser embriagado, bebia cachaça e ao chegar em casa  tentava subir pra casa mas ficava na escada. E muitas vezes dormia ali.

Muitas vezes esforçava para que ele entrasse mas ele ali permanecia e confesso que não sei até que horas, pois dormia cedo, entrava e ia repousar.  Assim como acordava cedo.

O exercício de olhar o céu era interessante pois havia a ideia que Deus estava lá, e eu ficava imaginando, outras vezes apenas indignando.

Mais tarde pude perceber aquilo que um dia escreveu a filósofa Simone Beauvoir "Para as crianças as invenções humanas, as palavras e os costumes, os valores são fatos consumados inelutáveis como o céu e as árvores, ou seja o mundo que vive é o mundo sério já que o específico do espirito  da seriedade é considerar valores como coisas estabelecidas." Via o sério como repressão quando se errava vinha uma chinelada ou uma vara de marmelo ou bambu.

E outro ponto que Beuavoir fala é que o mundo infantil se mantem além da adolescência. e desde a infância já suas falhas se revelam no espanto, a revolta, no desrespeito, as crianças pouco a pouco se interroga, porque é preciso agir assim ou assado.

É isto é talvez a tentativa de pensar mais de uma vez. Quando nasci já existia tudo aqui, tive uma mãe , um pai, tive um destino e vou mudar e transformar esse mundo como? Para a criança isto parecia ser algo impossível, parece que faltava um autonomia e dai passo a entender a rebeldia dos adolescente, que precisam aprender a trabalhar com essas mudanças. 

E a mudança não é só comportamental, mas também é física, alguns meninos vão criando pelos pubianos, vão engrossando a voz, algumas meninas começam a menstruar. Outros adolescentes desejam experimentar sensações conjugais com o mesmo alguém do mesmo sexo, ou não. Alguns desejo orientar-se por outros gêneros e muitos vão trabalhado ou vivendo sem entender que isto tudo vai muito além do céu. Outros desenvolve suas atividades sexuais na violência domestica, outros no convivios com os amiguinhos

Algumas meninas buscam os rebolados como e aprendem a rebolar e tiram os sonos dos machos. Outros meninos também se transformam em meninas e desejam namorar. e toda a mudança nasce da formulação das formações das orientações.

Um dia uns que desejam serem príncipes e uns desejam serem princesas. Mas os príncipes lembrando Maquiavel ou seja usando uma frase deste autor fora de contexto, "os príncipes precisam saber ser animal e homem e quem dizia isto era Aquiles e vários outros senhores do tempo passado que confiaram ao centauro. Quíron para educar sob a sua disciplina. E ter assim por preceptor um ser meio animal e meio homem, porém que o príncipe precisa saber é utilizar quando ser um ou ser outro do contrario a convivência não é durável. Ou a doença mental pode instalar-se.

É preciso sempre manter os olhos no céu entendendo e acreditando num Deus, mas percebendo que antes que nascemos aqui já havia uma natureza. Com toda a sua beleza, ja havia o ar, o sol as estrelas, coisas que aos pouco vamos descobrindo. Já havia as chuvas, os rios e os cérebros dos seres humanos que pode influir no contexto geográfico..

Se está bem ou se está mal apenas entendendo que a lembrança do tempo de criança sempre é a matriz de nossos sonhos, mas que sempre vamos crescer, passamos para a adolescência, ficamos adultos, ficamos sérios, namoramos, amamos, nos perdemos de amor e depois morremos. Mas creio que vivemos fases de crescimentos sempre. E na fase adulta crescemos intelectualmente alguns outros príncipes viram gado e o seu lado animal manifesta-se politicamente na extrema direita. Porem a crônica embora seja ficcional, toda a semelhança pode ser mera coincidência.


Manoel Messias Pereira

professor, poeta

São José do Rio Preto -SP. Brasil




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...