Pular para o conteúdo principal

Artigo - Don Orani Tempesta - Manoel Messias Pereira


 Hoje observei que o Papa Leão XIV, confirma e pede apoio a D. Orani Tempesta que está a frente da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele que já foi bispo em São José do Rio Preto-SP. O apoio para que continue conduzindo o Povo de Deus, com generosidade e zelo Pastoral.

As vezes que estive com D. Orani foi quando escrevi o Manifesto da cidade, contra a guerra do Iraque, texto que fiz sentado no gabinete Carlos Alexandre, hoje dirigente partidário do PT, quando estava secretario municipal de são José do Rio Preto. Manifesto que foi mais tarde aprovado pela Câmara Municipal de são José do Rio Preto. e que passou a ser lido em todas as Igrejas Cristãs de são José do Rio Preto, seja ela católica ou não.

Estive depois com ela quando fui designado para estar na Casa de Maria em Campinas representando a minha região de São José do Rio Preto-SP.

E depois no Encontro Catolico no Centro de Evento, conduzido por ele. Ele visitou a escola que eu trabalhava e entregou a mim e atodos os trabalhadores da educação daquela unidade escolar um rosário, o meu rosário estava numa mesa no meu quarto mas como todos sabem sou casado tenhuo filho e netos. Uma neta me levou o rosário. Tudo bem, são objetos religiosos que gurardamos no coração, mas sabemos  que temos de guardar é a Paz para com todos que compartilha o mesmo ar que respiramos, a mesma esperança de vivermos e alegria de saber servir sempre.

Após isto recordo que fiquei por 2 anos ou mais fazendo um programa de radio na Espaço Aberto.Uma emissora comunitária católica. É assim mesmo é tempo e reflexo de cada tempo. O importante é que somos seres humanos portadores de esperança, do bom compartilhamento da Paz entre todos os seres humanos. Embora nem todos tem a sensibilidade de pensar assim. Parabéns D. Orani Tempesta, por sua vida e pela Paz que pregas.


Manoel Messias Pereira

professor de História

São José do Rio Preto -SP. Brasil




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...