13 a 16 de agosto : Encontro de Violoncelos com mesas redondas, workships, masterclasses e concertos -UFMG
13 a 16 de agosto: Encontro de Violoncelos terá mesas-redondas, workshops, masterclasses e concertos
De 13 a 16 de agosto, violoncelistas egressos, estudantes e músicos com alguma vinculação com a UFMG estarão reunidos para dialogar sobre temas relevantes para a vida do músico profissional e do estudante, seja na universidade, no ambiente de orquestra, em projetos sociais ou em outros contextos. O evento Violoncelos da UFMG: 100 anos da Escola de Música terá mesas-redondas, workshops, masterclasses, ensaios e concertos. Participarão violoncelistas de vários estados do Brasil e também de outros países. As atividades serão todas presenciais, abertas ao público geral e com entrada gratuita.
O encontro celebra o centenário de fundação da Escola de Música, completado neste ano. A iniciativa tem o objetivo de pontuar a trajetória da classe de violoncelos nesse período, sua história, formação e consolidação. “Desejamos refletir durante o evento sobre a relevância da nossa presença na sociedade como artistas e educadores, entendendo o passado, atuando no presente e moldando o futuro, a partir do diálogo entre os campos da performance, do ensino, da pesquisa e extensão”, anunciam os organizadores em texto no hotsite do encontro.
As inscrições para participação no evento devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. A inscrição é gratuita e aberta a violoncelistas com vínculo atual ou anterior com a UFMG, bem como ao público interessado nas atividades do encontro.
Conheça a programação do evento.
Grupo de Violoncelos: criação e colaboração
A Escola de Música abriga, desde 2016, o Grupo de Violoncelos, GruVi, da UFMG. A iniciativa tem direção artística da professora Elise Pittenger e inclui os estudantes de graduação e pós-graduação em Violoncelo, além de alunos de extensão. O grupo tem estabelecido comunicação com compositores e arranjadores brasileiros, estimulando a colaboração entre compositor-performer e a criação de novas peças e arranjos para a formação de grupo. Além de obras brasileiras e contemporâneas, o GruVi tem variado repertório de músicas estrangeiras que vão do período barroco ao contemporâneo.

- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário