Pular para o conteúdo principal

Nota de Repúdio contra Bruno Moura - vereador rio-pretense

 




Bruno Moura - o vereador


Nota de Repúdio

As entidades signatárias vêm, por meio desta, manifestar repúdio veemente às manifestações de cunho homofóbico, misógino, odioso e intolerante proferidas pelo vereador Bruno Moura, as quais violam frontalmente os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e do respeito à diversidade.


O comportamento do referido parlamentar, evidenciado em publicações nas redes sociais e em pronunciamentos durante sessões da Câmara Municipal, configura afronta ao decoro parlamentar, conforme previsto no art. 7º do Decreto-Lei nº 201/1967, que trata da responsabilidade dos vereadores. Tais condutas atentam contra os deveres éticos inerentes ao exercício do mandato eletivo, comprometendo a imagem do Poder Legislativo como espaço de representação democrática e plural.


Além disso, os discursos proferidos pelo vereador se enquadram no conceito de discurso de ódio, entendido como qualquer manifestação que incite a discriminação, hostilidade ou violência contra grupos vulneráveis, com base em características como orientação sexual, identidade de gênero, raça ou religião 1. A jurisprudência brasileira, a exemplo do caso Ellwanger (HC 82.424/RS), já reconheceu que a liberdade de expressão não é absoluta e não pode ser utilizada como escudo para a propagação do ódio 2.


É ainda mais grave que tais atitudes partam de um agente público que coordena um projeto social voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e famílias. A atuação de um indivíduo com histórico de condutas agressivas e discriminatórias em espaços de formação humana e cidadã é incompatível com os princípios da educação para os direitos humanos, conforme preconizado pela Resolução nº 1/2012 do Conselho Nacional de Educação.


Diante do exposto, exigimos que a Câmara Municipal de São José do Rio Preto adote as medidas cabíveis para apurar e responsabilizar o vereador Bruno Moura, garantindo que o espaço legislativo seja pautado pela civilidade, pelo respeito mútuo e pelo debate democrático de ideias.


Reafirmamos nosso compromisso com a justiça social, a equidade e os direitos humanos. Não nos calaremos diante de atitudes que atentem contra a integridade e a dignidade de qualquer cidadão ou cidadã.


Assinam esta nota:


Coletivo Feminista Lugar de Mulher é onde ela quiser – Rio Preto/SP


Núcleo de Ação pela Reforma Agrária – Rio Preto/SP


Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São José do Rio Preto/SP


Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (ASCEMA) – São Paulo/Paraná


Sindicato Municipal dos Servidores Públicos de Rio Preto/SP


Central Única dos Trabalhadores – CUT – Subsede Rio Preto/SP


Conselho Regional de Psicologia – Subsede Rio Preto/SP


AAMA – Associação Amigos dos Mananciais


Conselho da Mulher Afro


Coletivo Mulheres na Política


Conselho municipal dos direitos da Mulher


Coletivo Filhas de Fênix


SINSPREV - Sindicato dos trabalhadores federais da Saúde, Trabalho e Previdência Social - Regional de Rio Preto SP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...