Pular para o conteúdo principal

Hoje temos o dia começado com olhar triste Morreu Preta Gil. Estamos de luto - Essa é a reportagem do ICL

 




A cantora e empresária Preta Gil morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos, em Washington, nos Estados Unidos. A artista estava no país para se o tratamento contra um câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023.

Preta Gil era filha do cantor e compositor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha. Sua carreira musical incluiu gêneros como axé, samba e pop. Ela também era conhecida por comandar o “Bloco da Preta” no Carnaval e por sua atuação como apresentadora.

Receba nossa newsletter

Nos últimos anos, Preta enfrentou a doença de forma pública e inspiradora, compartilhando suas experiências e lutas contra o câncer. Sua trajetória e coragem foram reconhecidas e admiradas por muitos. Ela deixa um filho, Francisco Gil, e uma neta, Sol de Maria. O horário e local do velório ainda não foram divulgados.

Gilberto Gil e Sandra Gadelha apresentam Preta, recém-nascida. Imagem: Reprodução/Instagram

Desde o diagnóstico, Preta passou por uma intensa batalha contra a doença, enfrentando cirurgias e complicações graves, incluindo uma parada cardíaca durante um dos procedimentos. Apesar de ter conseguido se recuperar de alguns episódios críticos, seu estado de saúde deteriorou-se nos últimos dias. Segundo relatos de familiares e amigos, a cantora apresentava fraqueza intensa e perda de resistência física devido ao avanço agressivo da doença.

Trajetória de Preta Gil

Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974. Era filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa – expoentes do movimento tropicalista. Sua trajetória artística foi marcada por uma atuação multifacetada: além de cantora, era apresentadora, empresária e defensora de diversas causas sociais.

Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, Preta se tornou símbolo de representatividade e combateu com firmeza o racismo, a gordofobia e a homofobia. “Eu costumo dizer que eu era a Preta no mundinho da Tropicália, achava que as pessoas eram que nem a minha família. O mundo não era assim”, disse em entrevista à Forbes.

Preta Gil deixa um filho, o músico Francisco Gil, conhecido como Fran, integrante do grupo Gilsons — projeto formado com o filho e o neto de Gilberto Gil.

O Brasil perde uma artista talentosa, uma mulher corajosa e uma voz importante na luta por inclusão, respeito e liberdade de ser.

 

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...