Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 2 de julho - Art & Conscientia

 

Em 2 de julho de 1494 - O Tratado de Tordesilhas é ratificado pela Espanha.

Em 2 de julho de 1776 Durante a Revolução Americana, temos a separação legal das Treze Colônias do Reino Unido da Grã Bretanha, quando durante o Segundo Congresso Continental aprovou uma resolução de independência proposta por Richard Henry Lee, da Virgínia declarando a assim a Independência dos Estados unidos da América  do domínio britânico.


Em 2 de julho de 1778 - falece Jean Jacques Rousseau, filósofo franco suíço, um dos grandes iluministas, considerado o pai da democracia, sua principal obra foi o Contrato Social (o chamado princípio de direito Político).
Em 2 de julho de 1798 - A Expedição militar francesa por meio de Napoleão Bonaparte  ataca o Egito, toma a Alexandria. Na chamada Batalha das Pirâmides, fato este retratado na obra do artista plástico Jean-Léon Géróme(1824-1904).
Em 2 de julho de 1823 - Dia da Independência da Bahia, quando aconteceu a rendição das forças pro-lusitanas na Bahia, pois muitos não aceitava o Brasil ser independente de Portugal. Acima a heroína baiana Maria Quitéria.
Em 2 de julho de 1824 - Manuel de Carvalho proclama a Confederação do Equador em Pernambuco.

Em 2 de julho de 1839 - Aos vinte quilometros da Costa de Cuba 53 pessoas rebeldes africanos liderados por Sengbe Pie assume o navio de seres humanos escravizados La Amistad.

Em 2 de julho de 1887 - nasce Antonio Carneiro Leão, educador, professor e escritor brasileiro, que promoveu a inovação pedagógica no Estado de Pernambuco.
Em 2 de julho de 1914 - nasce Mario Schenberg, físico e crítico de arte (falecido em 1990) militante do Partido Comunista Brasileiro - PCB, pela qual foi eleito deputado .



Em 2 de julho de 1916 nasce Zélia Gattai Amado, escritora brasileira. Sua principal obra -anarquistas graças a Deus.
Em 2 de julho de 1925 - nasce o camarada  Patrice Lumumba, ex-primeiro ministro da República Democrática do Congo. (assassinado em 1961).
Em 2 de julho de 1925 - nasce Medgar Evers, ativista dos direitos humanos, foi assassinado em 1963 pela supremacia branco Byron de La Beckwit.

Em 1928 - nasce George Dimitrov, dirigente da Internacional Comunista, membro do Partido Comunista Bulgaro, secretário geral da Internacional de 1934 a 1943 e dirigente búlgaro de 1948 a 1949.

Em 2 de julho de 1952 - nasce Ahmed Ouyahia - primeiro ministro da Argélia

Em 2 de julho de 1964 - Grandes manifestações ocorreram em Nova York, Nova Jérsei, em Chicago e Filadelphia. E no mesmo dia o presidente estadunidense Lyndon Johnson assinou a Lei de Direitos Civis nos Estados Unidos da América.
Em 2 de julho de 1975 - nasce Danni Carlos, atriz e cantora brasileira
Em 2 de junho de 1976 - A República do Vietnã do Norte comunista declara sua união para a formar a República Socialista do Vietnã.
Em 2 de julho de 1982 nasce em São José do Rio Preto-SP, Thiago Vinicius Pereira,  no Hospital Beneficiência Portuguesa. atualmente biólogo com bacharel e licenciatura, trabalha como professor na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, ativista sindical membro da Unidade Sindical, e do Coletivo Negro Minervino de Oliveira.

Em 2 de julho de 1983 - nasce Michelle Branch, cantora estadunidense.
Em 2 de julho de 1985 nasce em West Deal, Ashley Tisdale, atriz, cantora, produtora, dubladora e modelo estadunidense.
Em 2 de julho de 1986 nasce em Nova York , Lindsay Lohan, atriz, modelo,  designer e cantora estadunidense.
Em 2 de julho de 1993 - fundação da Associação Beneficiente Pena Dourada (encantado que acompanha o Tata Anselmo. Terreiro que se encontra na fazenda Mokambo, um local remanescente de quilombo. Na foto acima temos Tata Anselmo, dona Ana Vaneska do conselho de Cultura da Bahia, e o diretor do IPEC Sr. João Carlos de Oliveira que entrega o documento de tombmento do terreiro. Tatá Anselmo é tatá dya Nikisi, como é conhecido Anselmo Jose Gala dos Santos. da linhagem de Santo de Jubiabá, Joãozinho da Goméia e Mirinha do Portão.
Em 2 de julho de 2004 - Falece Sophia de Mello Breyner, poetisa, escritora e jornalista portuguesa.

Em 2 de julho de 2008 - falece Aroldo Melodia - cantor e compositor brasileiro
Em 2de julho de 2011 - falece o presidente brasileiro Itamar Franco.
Em2 de julho de 2016  -O atentado suicida de Karrada em Bagdá,mata pelo menos 341 pessoa.
Em 2 de julho de 2021, Foi publicado no jornal El País-Brasil, que os indígenas isolados no Brasil entram em risco de extinção com o avanço do projeto já aprovado na Comissão de Justiça e Cidadania na Câmara dos deputados, que trata do Texto PL 490 que permite que empresas privadas possa realizar a aproximação com esses grupos casos contratados pelo governo. É uma Câmara afinada com as maldades do atual poder Executivo em relação em relação aos nativos indígenas brasileiros.
Em 2 de julho de 2022 O presidente da Republica de Angola, Sr. João Lourenço esteve em Bengo, juntamente com a governadora Mara Quiosa, onde fez-se um balanço da situação daquela província, e ainda como presidente do MPLA, particiou de ato de massas.


Em 2 de julho de 2023 - A Bahia comemora o Bicentenário de sua Independência do Brasil, com todos os seus personagens históricos em desfile pelas ruas de suas cidades, como Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria, Joana Angélica, João de Botas, o corneteiro Luís Lopes, todos os heróis nacionais que conseguiram colocar as tropas portuguesas na madrugada de 2 de julho de 1823, para fora de Salvador. Foi quando o Sol brilhou e o dia nasceu lindo. E essa é a verdadeira história do Brasil feita por negros, indígenas e mestiços e que a história pode utilizar a Lei 10639/2003 assim como 11.645/2008 pra devidamente começar a passar a história do Brasil a limpo.
Em 2 de julho de 2024 - Em Cabo Delgado- Moçambique foi veiculado no Jornal do DW, que seria criados centros de reinserção e reintegração social de ex -terroristas naquele País. E a reportagem deixava no ar um pergunta que impacto teria para os cidadãos comum.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...