Em 15 de julho de 1381 - O padre John Ball líder da Revolta Camponesa da Inglaterra, neste dia o seu enforcamento e seu corpo foi arrastado e em seguida esquartejado. Este padre era um seguidor do teólogo John Wicliff, e por três vezes foi excomungado, pois em pleno sistema feudal ele proporcionava dar voz aos trabalhadores rurais.
Em 15 de julho de 1606 nasce em Leidao pintor Rembrandt Harmenazoo Van Rijm, falecido em Amsterdan em 4 de outubro de 1669.
Em 15 de julho de 1799 Foi encontrado numa aldeia egípcia a pedra de Roseta, durante a Campanha de napoleão. Nesta pedra estava descrita do hieroglifos que registra o decreto de 196 a.C, na cidade de Memfis em nome do rei Ptolomeu V.
Em 15 de julho de 1892 nasce em Berlin Walter Benedex Schonflie Benjamin o Walter Benjamin, filósofo, critico literário e ensaísta alemão falecido em 27 de setembro de 1940.
Em 15 de julho de 1923 nasce Domingos dos Santos, atleta brasileiro de de salto de altura por tres vezes campeão municipal do Inter de Santa Maria, bi campeão mundial pelo Brasil de Pelotas, falecido e setembro de 1987.
Em 15 de julho de 1932 nasce em São José do Rio Preto - SP, Paulo Moura, arranjador, musico, maestro o maior clarinetista e saxofonista do mundo .
Em 15 de julho de 1930 nasce em El Biar-Argélia, Jacques Derrida, filósofo francês de origem argelina. Falecido em 9 de outubro d 2004 em Paris.
Em 15 de julho de 1945 nasce em Georgetown, David Granger, ex-militar, engenheiro eletrico, e ex-presidente da Guiana governou a Guina de 2015 a 2020.
Em 15 de julho de 1946 nasce em Badar Sery Bengawan, Muda Hassanal Bolkiah, primeiro ministro e atual sultão de Brunei.
Em 15 de julho de 1946 Conferência nacional do Partido Comunista Brasileiro -PCB.
Em 15 de julho de de 1946 - nasce em Tucson, Linda Maria Ronstadt, cantora estadunidense.
Em 15 de julho de 1949 -L'Observatore Romano publicou um decreto contra o comunismo, na qual o santo Ofício alega que o comunismo propagou ensino materialista e anti-cristão. O que foi entendido e interpretado como uma ex-comunhão ao Partido Comunista Italiano.
Em 15 de julho de 1951 nasce em Denham Town-Kingston- Jamaica, Gregory Isaac, cantor jamaicano falecido em Londres em 25 de outubro de 2010.
Em 15 de julho de 1953 - nasce em Porto Salut, Jean Bertrant Aristides ex-padre e presidente do Haiti em tres oportunidades de 1991 a 1994, em 1996 e nos períodos de 2001 a 2004.
Em 15 de julho de 1954 - A Campanha o Petróleo é nosso teve passeata no Rio de Janeiro e contou com vários artistas e com a presença do ex-presidente Arthur Bernardes.
Em 15 de julho de 1954 nasce em Oxonia-Reino Unido, Dee D Jackson cantora inglesa
Em 15 de julho de 1966 nasce em Belo Horizonte Samuel Rosa Alvarenga, cantor, compositor brasileiro. Foi membro do Grupo Musical Skanc.
Em 15 de julho de 1966 - Os Estados Unidos da América e Vietnã do Sul, iniciam a Operação Hastings para expulsar os norte-vietnamitas da zona desmilitarizada vietnamita.
Em 15 de julho de 1970 nasce em São Paulo, Rogerio Marcelino de Moura, conhecido como Rogerio de Moura cineasta e roteirista.
Em 15 de julho de 1971 - O jornalista Eduardo da Rocha Merlino, um profissional da imprensa escrita e militante que havia chegado ao Brasil vindo da França, acabou sendo preso na residencia de sua mãe, ele que namorava Angela Mendes de Almeida que era do Partido Operario Comunista -POC. Acabou sendo levado ao DOI Codi-SP, na Rua Tutoia local em que oi torturado e assassinado por agentes de segurança do Estado Brasileiro entre ele o Sr. Brilhante Ustra.
Em 15 de julho de 1984 - Ocorreu a 1a.Conferencia da Mulher Negra das Américas no Equador.
Em 15 de julho de 1985 -Foi publicado o livro Brasil Nunca Mais uma obra essencial para preservação da memória brasileira.
Em 15 de julho de 1988 - nasce em Santo Domingo, Aimée Carreiro, atriz dominicana.
Em 15 de julho de 1989 -nasce na Ilha de Staten-Nova Yorque, Tristn Wild, ator estadunidense.
Ustra será confrontado com testemunhas de assassinato
Embora já tenha sido condenado em primeira instância e declarado torturador na ação movida pela família Teles, em 2007, o coronel reformado do Exército brasileiro, Carlos Alberto Brilhante Ustra havia conseguido paralisar e fazer extinguir o primeiro processo movido pela família do jornalista Luiz Eduardo Merlino, em 2008, valendo-se de um artifício jurídico acatado pelo Tribunal de Justiça. Neste segundo processo, ele tentou a mesma coisa mas não conseguiu.
Desta vez o juiz da causa marcou para o dia 27 de julho próximo, às 14h30, no Fórum João Mendes, no centro de São Paulo, a audiência das testemunhas na ação movida pela família de Merlino, acusando o cel. Ustra de responsável pela morte sob tortura desse jornalista, em julho de 1971, nas dependências do Doi-Codi.
No mês em que se completam 40 anos deste assassinato serão ouvidas testemunhas que presenciaram a tortura e morte de Merlino, como os ex-militantes do POC (Partido Operário Comunista), organização na qual Merlino militava, Otacílio Cecchini, Eleonora Menicucci de Oliveira, Laurindo Junqueira Filho, Leane de Almeida e Ricardo Prata Soares, o ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vanucchi, e o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos.
Entre as testemunhas de defesa arroladas por Ustra, que serão ouvidas por carta precatória, estão o atual presidente do Senado e ex-presidente da República, José Sarney, o ex-ministro Jarbas Passarinho, um coronel e três generais da reserva do Exército brasileiro.
JUSTIÇA PARA MERLINO!
Audiência testemunhas da ação contra o coronel Ustra - Dia 27 de julho, às 14h30 Fórum João Mendes, Praça João Mendes, Centro de São Paulo
A ação por danos morais está sendo movida pela irmã do jornalista, Regina Merlino Dias de Almeida, e por sua ex-companheira, Angela Mendes de Almeida, e é subscrita pelos advogados Fábio Konder Comparato, Claudineu de Melo e Aníbal Castro de Souza.
Merlino era jornalista, começou muito jovem, trabalhando no Jornal da Tarde e na Folha da Tarde, bem como no jornal alternativo de esquerda, Amanhã. Era militante do Partido Operário Comunista (POC) e havia aderido à Quarta Internacional um pouco antes de sua morte, com a idade de 23 anos.
Em 15 de julho de 2011 - O CMI publica que o Coronel Brilhante Ustra seria confrontado com suas testemunhas de assassinatos.
Em 15 de julho de 2018 o Dr. Gilson Gipp advogado e ex-corregedor do CNJ e ex Ministro do STJ diz que o caso de Luís Inácio Lula da Silva, tem os quatro juízes errando mas nenhum deles seria punidos administrativamente e em 43 anos na Justiça ficou espantado . E se o reu não fosse o Lula isto não ocorria.
Em 15 de julho de 2019 - Numa reportagem assinada por Francesc Badio I Dalmase no El país em que tratou da violência das mulheres indígenas uma frase do antropólogo Claude Levi Strauss (falecido ) foi destacada "que a modernidade violava toda a virgindade indígena. O mito do indígena imaculado é só um fantasma que alguns antropólogos românticos e viajantes desavisados buscam.
Em 15 de julho de 2020 - A Ordem dos Frades Menores Franciscanos celebram a festa litúrgica de São Boaventura de Bagnoregio (1270-1274), a província franciscana de imaculada Conceição do Brasil celebra seus 345 anos de existência. A história registra que em 15 de julho de 1675 o papa Clemente X erigiu oficialmente a Província da Imaculada Conceição do Brasil.
Em 15 de julho de 2023 Tem inicio no Sesc Bom Retiro e terminará em 28 de janeiro de 2024, um palco de representativos artistas afro-brasileiros de ilustrações.
Em 15 de julho de 2024 A ministra da Justiça de Moçambique Helena Kida, concorda com a associação dos juízes, que param em 9 de agosto de 2024 numa greve considerada legítima e legal.Em 15 de julho de 2024 Ocorre um impasse na Líbia agravado pela vulnerabilidade dos migrantes, agravados por interesses exterior conforme comunicado da ONU.
Comentários
Postar um comentário