Pular para o conteúdo principal

do Jornal A folha do Povo - a morte do escritor Cesar Maluf

 





Morre aos 75 anos, Cesar Maluf, um assíduo participante das colunas dos leitores

Da Redação

Folha do Povo

-



César Maluf em fotografia feita pelo primo Jorge Maluf em setembro de 2024



O comerciante escritor Cesar Maluf faleceu na tarde desta quarta-feira (16) aos 75 anos. Bacharel em Direito e ex-servidor do Estado, ele nasceu em 10 de junho de 1950 em São Caetano do Sul, mas passou sua infância, entre os 2 e 14 anos entre São José do Rio Preto e Estrela D’Oeste, onde seu pai, descendente de libaneses, foi proprietário de uma cerealista. Cesar era assíduo participante das colunas dos leitores nos jornais locais.

Ele trabalhou em São Paulo, por 10 anos, na Secretaria de Estado de Obras e Meio Ambiente e morou, por 20 anos, na cidade de Santos, onde foi pioneiro no ramo de locação de fitas de vídeo. De volta a São José do Rio Preto, no início dos anos de 1980 ele montou a metalúrgica Mercearia do Aço, quando fabricou e patenteou equipamentos para locadoras de filmes videocassetes.

 Nunca foi político. Mas aprendeu a gostar de política com o pai que sempre lhe dizia que “prefeito bom era aquele que construía fonte luminosa na praça pública”, satirizando aqueles que construíam obras vultuosas que apareciam e se destacavam para o povo, enquanto escondiam as mazelas da falta das redes de água e o esgoto correndo a céu aberto.

No final do ano passado escreveu e lançou, pela Editora Texto, o livro “Yes Brasil, rumo ao Primeiro Mundo” (clique aqui para ter aceso ao livro). No livro, editado pelo jornalista Nelson Gonçalves, ele reuniu uma coletânea de seus artigos, publicados, quase que diariamente, na maioria das vezes nos jornais “A Notícia” e “Diário da Região”. Apaixonado por política ele via a política como fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.

Para ele, o voto não é apenas uma obrigação civil, mas uma força que molda relações humanas, os valores sociais e, muitas vezes, o próprio destino de uma nação. Ele defendia incisivamente o voto consciente, com foco nos partidos, para a composição do Poder Legislativo.

O corpo de Cesar Maluf foi velado no Velório do Cemitério da Vila Ercília, a partir das 8h30 desta quinta-feira (17). E o sepultamento deu-se às 15 horas no Cemitério da Ressureição, da Vila Ercília, em São José do Rio Preto. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...