Pular para o conteúdo principal

Crônica - Os 19 anos sem a presença física de Gianfrancesco Guarnieri - Manoel Messias Pereira

 







Os 19 anos sem a presença física de Gianfrancesco Guarnieri


Hoje recordamos Gianfrancesco Guarnieri o teatrólogo brasileiro descendente de italiano que faleceu a exatamente 19 anos.  Seu nome de batismo era Gianfracesco Sigfrido Benedetto Martneaghi de Guarnieri, nascido em Milão -Itália em 6 de agosto de 1934 e falecido em São Paulo-Brasil, em 22 de julho de 2006. Foi ator, dramaturgo, poeta italiano naturalizado brasileiro.

Um dos artistas que destacou-se no Teatro de Arena em São Paulo e a sua mais importante obra foi "Eles não usam black Tiê". E no ano de sua morte foi homenageado no 18. Prêmio Shell de Teatro por sua contribuição artística.

Geanfrancesco Guarnieri era filho do maestro Edoardo Guarnieri e da musicísta Elsa Martineghi. Sendo italianos mudaram-se para o Brasil em 1950.

No Brasil Guarnieri foi um líder estudantil desde a sua adolêscencia e começou a fazer teatro amador com Oduvaldo Viana Filho o Vianinha. E ambo militaram no Partido comunista Brasileiro - PCB.

Recordo que por volta de 1985, quando o PCB veio para legalidade, o senhor Antonio Roberto Vasconcelos, fez um lançamento do Partido com uma série de atividades, e foi na Casa de Cultura que foi exibido o filme "Eles não usam Black Tiê", que estive com minha esposa e meu filho Tiago vinícius Pereira ainda no colo. Que acabou não permitindo que assistisse toda a obra precise siar, a criança queria comer e chorava desesperadamente. Mas depois disto fui assistir com mais calma essa obra cinematográfica que tinha o proprio Guarnieri, além de outros atores como Milton Gonçalves e Beth Mendes.Era uma obra dirigida pelo também camarada  saudoso Leon Hirszman.

Porém essa obra foi a sua peça de estréia encenado em 1958, com o próprio Guarnieri no papel de Tião, com a estreia profissional de Lelia Abramo, como Romana e Miriam Mehier como Maria e Flavio Migliano como Chiquinho. Essa peça foi premiada pelo governador do Estado, Professor Janio Quadros.

Gianfracesco também fez muito sucesso na tv, no cinema e seu último filme foi Conto de Lysia em 1998 na qual contracenou com Natáhalia Timberg sob a direção de Del Ranger.

Em minha casa meus filhos ficavam admirando Gianfrancesco Guarnieri num seriado da TV Cultura na qual ele era o avo, de um garoto que viajava, em pensamento toda as vezes que levava bronca e esta serie era o mundo da Lua dedicado as crianças.

Gianfrancesco Guarnieri foi secretário de cultura de São Paulo no governo de Mario Covas. E o seu trabalho valorizou ações comunitárias. ele que era um comunista ativo no PCB.

Ele em 1958 casou pela primeira vez com a jornalista Cecil Thompson com quem teve dois filhos o Paulo e Flavio Guarnieri. e com a sua segunda companheira teve os filhos Claudio (Cacau), Mariana e o Fernando.

Em 2006 ele gravava no teatro Oficina  a telenovela Belissima da Rede Globo em que interpretava o personagem Pepe e no dia 2 de junho de 2006 sentiu-se mal e foi internado no Hospital sirio Libanês onde após 50 dias veio a falecer no dia 22 de julho . E seu sepultamento ocorreu  no Cemítério Jardim da Serra na cidade de Mairiporã onde morava.

Ele foi detentor de vários prêmios porém um muito importante foi ter o nome de uma escola na Mooca em São Paulo. E em memória deste  camarada astro e dramaturgo brasileiro, saudosos, lembramos de punhos cerrados. Hoje recordamos o ator, o militante politico e, dramaturgo de "eles não usam Black Tie," é na memória histórica no PCB e no PSTU pelo seu legado artístico e político.


Manoel Messias Pereira

professor de história

Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira
São José do Rio Preto -SP. Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...