O aniversário da sra. Charlotte Gainsbourg
Num dia 21 de julho de 1971, quando a peça teatral "O violonista no telhado se tornou o musical da Broodway de maior duração nas duas mil e oitocentas e quarenta e cinco apresentações, o compositor Serge Gainsbourg e a atriz e cantora Jane Birkin, tinham o nascimento do fruto deste amor. Nascia em Londres Charlotte Gainsbourg.
Neste período estava na escola em São José do Rio Preto e as voltas com a reforma ortográfica da língua portuguesa, e acreditando que isso ia óbvia dar uma modificação na forma de escrever e de falar. E via que o nome Charlotte soava de forma francesa. Mas entendendo que ela a atriz havia nascido em Londres, portanto uma estrela franco-britânica.
Porém nesta época eu não tinha ideia muito evidente sobre a vida e seus múltiplos problemas das relações humanas que haviam. Era um simples alunos da escola pública, tinha uma pequena noção dos fonemas usados pelos franceses. E viam no Sergei e na Jane Bikin, apenas os autores da musica mais sensual que tinha ouvido, "Je t'ame mon non plus"
Não sei nada sobre a vida da filha deles, o que sei é que ela recebeu o nome de Charlotte Lucy Gainsbourg, e cresceu numa família em que todos tinham um olhar teatral. E o primeiro filme que ela participou ela tinha apenas 15 anos era "Paroles et musique"
E já em 1986 com apenas 17anos ganhou o Prémio César de atriz promissora pela participação no filme L'effrontée.
Depois em 2000 no final do século XX voltou a ganhar outro premio dest vez como a melhor atriz coadjuvante no filme La Buche.
Em 2001 Charlotte foi membro do júri no Festival de Cannes. Em 2009 ela recebe o premio de melhor atriz do festival de Cannes por seu trabalho "Anti -cristo"
E além da carreira de atriz também esteve ligada a musica e lançou dois álbuns e inclusive fez a canção de um dos seus filmes e foi garota propaganda das roupas de Gerard Darel
Ela vive na França com seu esposo o ator Yva Attal e ambos tem juntos dois filhos. Hoje ela completa 54 anos de vida.
Tem aproximadamente quarenta e três filmes no mercado bastante conhecido destes destaco o filme Samba de 2014, A Ninfomaníaca 2013 e Ninfomaníaca de 2014 e em 2021 trabalhou no filme "Suzanna Andler"
Não sei se haverá bolo, se haverá refrigerantes ou espumantes. Só sei que a estrela brilhante de Cannes parece que já está hoje com 54 anos de idade. E é tempo de dizer parabéns Sra. Charlotte Gainsbourg.
Manoel Messias Pereira
professor de história e cronista
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliviera
Membro do Instituto Histórico, Geográfico e genealógico de São José do Rio Preto -SP.
Comentários
Postar um comentário