Pular para o conteúdo principal

Crônica - O Aniversário da Sra. Charlotte Gainsbourg - Manoel Messias Pereira

 




O aniversário da sra. Charlotte Gainsbourg

Num dia 21 de julho de 1971, quando a peça teatral "O violonista no telhado se tornou o musical da Broodway de maior duração nas duas mil e oitocentas e quarenta e cinco apresentações, o compositor Serge Gainsbourg e a atriz e cantora Jane Birkin, tinham o nascimento do fruto deste amor. Nascia em Londres Charlotte Gainsbourg.

Neste período estava na escola em São José do Rio Preto e as voltas com a reforma ortográfica da língua portuguesa, e acreditando que isso ia óbvia dar uma modificação na forma de escrever e de falar. E via que o nome Charlotte soava de forma francesa. Mas entendendo que ela a atriz havia nascido em Londres, portanto uma estrela franco-britânica.

Porém nesta época eu não tinha ideia muito evidente sobre a vida e seus múltiplos problemas das relações humanas que haviam. Era um simples alunos da escola pública, tinha uma pequena noção dos fonemas usados pelos franceses. E viam no Sergei e na Jane Bikin, apenas os autores da musica mais sensual que tinha ouvido, "Je t'ame mon non plus"

Não sei nada sobre a vida da filha deles, o que sei é que ela recebeu o nome de Charlotte Lucy Gainsbourg, e cresceu numa família em que todos tinham um olhar teatral. E o primeiro filme que ela participou ela tinha apenas 15 anos era "Paroles et musique"

E já em 1986 com apenas 17anos ganhou o Prémio César de atriz promissora pela participação no filme L'effrontée.

Depois em 2000 no final do século XX voltou a ganhar outro premio dest vez como a melhor atriz coadjuvante no filme La Buche.

Em 2001 Charlotte foi membro do júri no Festival de Cannes. Em 2009 ela recebe o premio de melhor atriz do festival de Cannes por seu trabalho "Anti -cristo"

E além da carreira de atriz também esteve ligada a musica e lançou dois álbuns e inclusive fez a canção de um dos seus filmes e foi garota propaganda  das roupas de Gerard Darel

Ela vive na França com seu esposo o ator Yva Attal e ambos tem juntos dois filhos. Hoje ela completa 54 anos de vida.

Tem aproximadamente quarenta e três filmes no mercado bastante conhecido destes destaco o filme Samba de 2014, A Ninfomaníaca 2013 e Ninfomaníaca de 2014 e em 2021 trabalhou no filme "Suzanna Andler"

Não sei se haverá bolo, se haverá refrigerantes ou espumantes. Só sei que a estrela brilhante de Cannes parece que já está hoje com 54 anos de idade. E é tempo de dizer parabéns Sra. Charlotte Gainsbourg.


Manoel Messias Pereira

professor de história e cronista

Membro da Academia de Letras do Brasil
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliviera
Membro do Instituto Histórico, Geográfico e genealógico de São José do Rio Preto -SP.
autor de "narrativas críticas da história" editora autores do Brasil-Florianópolis(extinta)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...