Pular para o conteúdo principal

Crônica - Há 26 anos faleceu Francisco Julião, o advogado das Ligas Camponesas - Manoel Messias Pereira

 





Há 26 anos falecia Francisco Julião , o advogado das Ligas Camponesas


Hoje recordemos na história o dia dez de julho de 1999, quando falecia no México vítima de um infarto Francisco Julião Arruda de Paula, o advogado, politico e escritor brasileiro. A sua morte foi num sábado ao meio dia, conforme informou a sua senhora dona Marta Ortiz. Deixando seis filhos sendo quatro de sua primeira esposa a Sra. Alexina que nesta época também estava internada  em Recife-PE. Ele que morou dezesseis anos no país mexicano sendo deles quatorze anos em exílio. Faleceu com 84 anos.

No Brasil Francisco Julião ficou conhecido como o advogado das Ligas camponesas. E há quem diga que foi o fundador delas, porém não é verdade pois ele num conhecida declaração pública diz "Não fundei a Liga, ela foi fundada por um grupo de camponeses que levou até mim para que eu desse uma ajuda. A primeira Liga foi  a de Galileia fundada em 1 de janeiro de 1955 e chamava-se Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco. Foi um grupo de camponeses com uma certa experiência política que já tinham militados em partidos, de uma certa cabeça que fundou um negócio mas faltava um advogado e eu era conhecido na Região. Foi uma comissão na minha casa e me apresentou os estatutos e disseram existe uma associação e gostaria que você aceitasse. E isto foi parar na minhas mãos. Coincidiu que eu acabara de ser eleito deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro e na tribuna tornei-me importante defensor dos camponeses.

Francisco Julião durante quinze anos percorreu os canaviais da Zona da Mata de Pernambuco, conquistou a confiança dos camponeses, e como advogado tinha feito uma escolha de lutar em favor dos camponeses. e por isso foi chamado pelos grandes proprietários de agitador, de incendiário, de comunista. E sobre isto ele dizia sou um agitador nos marcos da lei e até remédio precisa ser agitado antes do uso. Em relação aos comunistas, ele tinha inclusive divergência pois seguiam o católico Telhard de Chardin e não Karl Marx. E no início de sua carreira politica o primeiro partido a filiar-se foi o Partido Republicano- PR, porém em 1947 desligou-se dele e aderindo-se a fundação do partido Socialista Brasileiro -PSB de Miguel Arraes, sendo que Francisco Julião foi o primeiro parlamentar eleito por essa legenda na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Porém sabemos que em 1948 Francisco Julião já defendia os agricultores politicamente.

É preciso lembrar que em agosto de 1955 representantes das Ligas Camponesas  participaram do congresso pela Salvação do Nordeste, organizado pela Prefeitura do Recife-PE e Francisco Julião foi o presidente de Honra, num contexto em que definitivamente o Brasil precisaria de uma mudança radical, e talvez por isto é que as ligas o procuraram para definitivamente ser o advogados de todos os camponeses. E em 1959 venceu o primeiro processo judicial da Liga Camponesa Paraibana. E em 1960 uma série de artigos publicados no The New York sobre as ligas camponesas no Brasil. E apontava a gravidade do sistema no Nordeste brasileiro.

Somente em 1961 Francisco Julião tem um encontro com Luís Carlos Prestes, e surge a ideia de uma união entre as Ligas Camponesas e a União dos Trabalhadores Agrícolas do Brasil (UITAB) fundada em 1954 pelo Partido comunista Brasileiro -PCB, e defendiam um programa baseado na melhoria das condições de vida dos trabalhadores agrícolas. Talvez seja neste contexto que passamos a entender o filme "Um cabra marcado para Morrer", quando a Ditadura Civil e Militar, que abateu-se sobre o Brasil nos chamados anos de chumbo estabelece a repressão sobre os camponeses colaborando com os latifundiários na qual vão matar João Pedro, o líder sindical dos camponeses.

Em 1962 Francisco Julião foi eleito deputado federal numa coligação entre PSB e PST que era partido Social trabalhista. Mas vamos encontrar mais tarde Francisco Julião no Partido de Leonel Brizola, e inclusive quando ele falece o seu filho Anatólio Julião que era coordenador do PDT em Recife, vai até ao México com passagem custeada por Leonel Brizola 

Francisco Julião era um hábil escritor, e escreveu em 1951 o livro "Cachaça" e já em 1961 "Irmão Juazeiro, e em 1962 "O que são as ligas Camponesas" e 1965 "Até a Quarta, Isabela" e em 1968 "A cara Oculta do Brasil, escrito camponês"

Hoje são vinte e seis anos sem a presença física de Francisco Julião lembrado por toda a esquerda brasileira como o advogado das Ligas Camponesas. E seu corpo está sepultado em Paris no cemitério de Montparnasse.



Manoel Messias Pereira


professor de história, poeta e cronista

Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB

São José do Rio Preto -SP. Brasil





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...