Pular para o conteúdo principal

Crônica - Cinquenta e Quatro anos sem Louis Armstrong - Manoel Messias Pereira



Cinquenta e Quatro anos sem Louis Armstrong


Era o dia 6 de julho de 1971, em Queens, que faleceu Louis Daniel Armstrong, o músico trompetista, cornetista e saxofonista.  Que também atuou com cantor, de técnica vocal "baixo tec scot. Um artista considerado a personificação do jazz. Ele que nascera numa periferia de Nova Orleans no dia 4 de agosto de 1901.

Vindo de uma família humilde seu pai abandona sua mãe Mary Albert Armstrong, e arruma um outro amor, uma outra mulher. E neste período Louis ainda era uma criança. Sua mãe sem condições de cuidar das crianças, pagar as despesas da casa, trabalhar em serviços braçais, leva-o para casa de um tia.

Aos 11 anos Louis numa numa festa de Ano Novo Louis atira com uma pistola e acaba sendo recolhido para um reformatório de garotos infrator. Esses meninos teve nesta época contato com a escola Fisk School for boys. E ali teve o seu primeiro contato com a música.

Assim ele começou montar um pequeno grupo apegado a um tocador de corneta chamado Bunk Johnson, que ensinou o a tocar de ouvido no Dago Tony's Tonk em Nova Orleans. Depois disto ele foi morar cm o seu pai e sua madrasta aos quatorze anos. Porém ficou sabendo que a sua mãe estava prostituindo. e talvez ela até fizesse isto sem que ele soubesse antes.

Sorrateiramente ele passou a visitar os bares de onde havia música perto de sua casa. Via e ouvia os cantores cantar e passou a inspirar-se nisto. E pensava em um dia tirar a sua mãe da vida que ela levava. Ele ouvia "I close eyes blowing that trumpet of mine, I look right in the herard of good old New Orleans. It has given me something to live for" Ou seja "Toda vez que fecho os olhos sempre o coração da boa velha Nova Orleans ela que deu algo para viver.

Ele para comprar um trompete  ele emprestou dinheiro de uma família de imigrantes russo judaica, os karnosfiskys que até o fina da vida considerou como da família visto que cuidaram dele enqanto sua mãe trabalhava . Por esse motivo ele passou a usar a estrela de David pelo resto da vida.

Outro músico que surgiu na sua vida foi Oliver, a quem ele deu crédito mas nos anos seguintes desenvolveu o seu jeito de tocar e cantar. na Banda da Instituição "New Orleans Home for Colered Waifs. 

Aos 16 anos volta a morar com a mãe. E seu primeiro emprego noturno foi no Henry Ponce's, onde Black Benny se tornou seu protetor e tutor. Durante o dia ele queimava carvão e a noitetocava trompete.  Foi aprendendo com outros músicos mais experientes como Bunk Johnson, Bud Petit, King Ory, Joe King o Oliver.

Em 1918 Louis que tinha um apelido de Salchmo, casou -se com Dayse Parker era um moça de Gretna- Lousiana. Adotaram uma criança de 3 anos que era filha de uma prima de Armstrong, a Flora e que morrera no parto. E a Clarence  Armstrong acaba falecendo. E Armstrong separa de Dayse.

 Aos vinte anos ele já estava lendo as partituras, e ja elaborando grandes solos de trompetes sendo um dos primeiros grandes do jazz.

Em 1922 foi para Chicago onde foi trabalhar com a banda de Oliver o Joe king. com o Creols  Jazz Band, assim teve o seu primeiro apartamento, o seu primeiro banheiro dle mesmo.

Assim que a sua carreira deslanchava ele fez suas primeiras gravações na gravadora Gennett e Okeh, e foi um sucesso. Conheceu Hogy Carmichel com quem mais tarde colaboraria. Que foi introduzida por Bix Beiderbecke seu amigo que agora á possui sua Chicago Band.

Quando neste momento teve a paixão e sua segunda esposa a pianista Lil Hardim Armstrong. Ela fez com que ele desenvolvesse um novo estilo, que afastou do Oliver, passou a tocar música clássica e religiosa. Além de tocar sem as bandas e acompanhar coral religioso. E a relação com Oliver foi como um ato descoberto em que os seu salários e seus direitos não eram pagos de acordo com o combinado e assim como  seus adicionais. A banda assim se desfez. Eu até acredito que essa foi a esposa com quem ele casou e praticamente deu um outro sentido a sua vida.

Armstrong vai para New York tocar com Fletcher Henderson Orquestra a Banda Américo Africana de maior sucesso. Adaptou-se e começou a fazer gravações. Até que chegou a ter um entendimento de que a orquestra era limitada. Com isto começa a desenvolver a sua própria história e seu próprio estilo. Toca com Erskine Tate's Little Symphony no Teatro Vendome. Passam a fornecer música para os filmes e separa de Lil.

Começa a apresentar-se no Café Sunset para Joe Gloser que era associado de Alcaponde. Vem a depressão de 1929, muito músicos e bandas se desfaz, seu amigo Bix Beiderbecke falece. E outros como Sidney Bechet torna-se alfaiate, Kid Ory vai criar galinhas. Agora Arminstrong aparece num filme, o primeiro do seu surgimento no cinema.

Em 1938 casa-se com Alpha sua terceira esposa, começa a viajar muito e seu casamento se desfaz ou talvez o amor não era consistente o necessário, para manter juntos. Em 1943 casa-se cm Lucile. É o momento que começa a questionar o movimento de supremacia branca e torna-se um ativista pelas causas dos direitos dos black. É reconhecido por sua militância

Em 1964 grava Helo Dolly e alcança o record de vendagem. ele integrou-se com o movimento negro. Embora recebeu crítica de alguns afro americanos de não participar mais ativamente. Evidente ou ele azia a carreira como astro do az ou como militante, as vezes na vida há demandas há caminhos temos que acertar os passos naquele que melhor adapta ao nosso papel como ser vivo e pensante.

Ele em 1971 passa a viajar todos os continentes como o embaixador Stch, numa missão humanitária e de conscientização somente não foi  na Oceania e na Antártida. Mas é nesse ano que sofre em Queens no dia 6 de julho de 1971 uma parada cardíaca. Onze meses depois de ter tocado no Waldorf- Astoria, e suas ultimas palavras "I had my trompete, i had a beutiul life, I hada family, I had jaz now. Eu tive um trompete, uma vida linda, uma família, o jazz agora está completo. Foi sepultado no Cemitério Flushing em Flushing em Nova York.




Manoel Messias Pereira

professor de história, cronista

Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto -SP. Brasil
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira - São José do Rio Preto -SP. Brasil
Membro da Academia de Letras do Brasil - São José do Rio Preto correspondente de Uberaba-MG


São José do Rio Preto -SP. Brasil







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...