Pular para o conteúdo principal

Artigo - Jean Jacques Rousseau o pai da Democracia - Manoel Messias Pereira

 









Jean Jacques Rousseau o Pai da Democracia


Em 2 de julho de 1778 falecia em Ermenonville -França, Jean Jacques Rousseu, o filósofo, escritor, compositor, iluminista e considerado o Pai da Democracia, ele que inspirou ainda na sua jovialidade a Revolução Francesa ocorrida de 1789 a 1799, foi um defensor da vontade do povo, mas considerava a democracia uma temeridade, conforme escreveu um dia Milton Meira do Nascimento, num artigo na Revista brasileira Cult a de numero 172, o seu principal livro foi "O Contrato Social". E Jean Jacques Rousseau que nasceu em Genebra na Suíça em 28 de junho de 1712.

Milton Meira do Nascimento mostra que foi um autor pensador polemico, pobre, tímido, às vezes ousado, outras vezes abusado, filósofo e anti filósofo o que eu não entendo isto, pois o filósofo pensa e logo existe e essa foi a frase de Rousseau conhecida. Filosofia é pensamento. Foi um religioso, condenado por católicos e protestantes.

E por ocasião de sua morte o transladado de suas cinzas de Ermennoville ao Panthéon, no Centro de Paris, o autor ganhou homenagem sem precedente como estava estabelecido pela Convenção Nacional e de acordo com o presidente Joseph Lakanal, que fez elogio ao à Rousseau e propôs que a cerimonia deveria ser o cortejo do translado, haveria nove grupos.

O primeiro seria formado por músicos que executariam algumas passagens do Advinho da Aldeia e de outras peças compostas por Rosseau. O segundo por artesão de várias espécies cada um com seus instrumentos típicos do trabalho. Um outro grupo seria de deputados das sessões de París, que deveriam ter os textos do Direito do Homem, com a frase ele foi o primeiro a reivindicar estes direitos. Outro grupos de genebrinos enviados a Paris, Num outro grupo viriam os habitantes de Franciade e das comunidades de Grolete e Montmorency, esse grupo trazia o estandarte escrito foi no meio de nós que ele escreveu Heloísa, o Emílio e o contrato social, Num outro grupo os moradores de Hermenonville e em volta a sua urna cinerária, onde estaria escrito aqui repousa o amigo da natureza e da verdade. E o nono grupo os membros da Convenção Nacional tendo a frente o farol do legislador com o livro o Contrato Social.

Esse projeto foi aprovado na sessão de 14 de abril de 1794 e realizado em 11 de outubro do mesmo ano. E durante os três dias os parisienses viveram entusiasmado  o movimento oficiais dos translado que culminou com o cortejo entrando em Paris e assim foi a homenagem que rendeu-se ao corpo do falecido Jean Jacques Rousseau.

De sua obra "O Contrato Social" está a doutrina de Rousseau acerca da sabedoria popular e do instinto de conservação de uma nação em meio da contínua mudança de sistemas políticos e de governo, alertou a fé das multidões no seu futuro e aos seus direitos. Despertando no ser humano o orgulho de ser cidadão, animou a coesão do povo no ambiente caótico que se seguiu a queda da Bastilha. E foi essa a consciencia que unificou o ideal pátrio em face das investidas reacionárias.

Para que uma vontade seja geral nem sempre ela precisa ser unanime porem necessita que seja o voto da maioria obviamente respeitada. Assim a soberania é inalienável, indivisível por que a vontade é ou não geral.

Creio que um livro um tratado não se explica numa crônica, mas temos a pretensão apenas e tão somente de ser parceiro neste princípio histórico. Com toda a sinceridade.


Manoel Messias Pereira

professor de história aposentado

São José do Rio Preto -SP. Brasil

peça musical de Jean Jacques Rousseau


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...