Pular para o conteúdo principal

USP - Mulheres, relações Étnico-Raciais e Diversidades

 


Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades

Mulheres, Relações Étnico-Raciais e Diversidades é uma diretoria da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Tem por objetivos a promoção da igualdade de gênero na USP e o enfrentamento à violência de gênero; a proposição de pautas e políticas relativas à diversidade sexual, à inclusão e ao antirracismo; a supressão das dificuldades e exclusões decorrentes de deficiências; e a elaboração de políticas para populações indígenas na Universidade.

Em todas suas atividades, esta diretoria visa estimular a pluralidade e promover respeito e igualdade de existência e permanência para toda a comunidade USP, independente de identidade de gênero, orientação sexual, cor, etnia, nacionalidade ou deficiências.

Para isso, promove políticas para diminuir as violências baseadas em gênero ou orientação sexual, com atenção especial à visibilidade, ao respeito e à dignidade para a população trans da Universidade; e organiza pautas e políticas sobre diversidade, inclusão, antirracismo e antixenofobia, além de colaborar na presença e experiência de migrantes ou estrangeiros, gerando oportunidade de estudos e pesquisas sobre história, cultura e saberes.

Busca também enfrentar e solucionar as dificuldades e exclusões de pessoas com deficiências  no âmbito da Universidade, com ações e melhorias na acessibilidade das instalações da universidade; e estabelecer métricas e projetos para identificar as barreiras relacionadas a gênero, sexualidade e cor/raça existentes na USP.

Rogério monteiro de siqueira acervo pessoal

Dir. Rogério Monteiro de Siqueira

Rogério Monteiro é professor da Universidade de São Paulo desde 2007. Tem formação em matemática (ICMC-USP e UNICAMP) e livre-docência em História da Ciência. Estagiou nas Universidades de Sevilla, Paris VI e Saint Andrews. Seus trabalhos tratam da história da matemática, da engenharia e da edição científica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2022-2024).






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...