Pular para o conteúdo principal

Unicamp e a parceria com o SENAI

 





Unicamp articula nova parceria com Senai

O novo acordo pretende fomentar a pesquisa aplicada a áreas como a de inteligência artificial e biotecnologia e facilitar a inserção de profissionais no mercado de trabalho


17 jun 2025



Autoria Tote Nunes



Edição de imagem Paulo Cavalheri

Fotografia Antoninho Perri

O novo acordo elenca, entre seus objetivos, fomentar a pesquisa aplicada a áreas como a de inteligência artificial, biotecnologia ou digitalização das empresas

Representantes da Unicamp e do Senai em audiência na Universidade: perspectivas de novos acordos

Depois de acordo firmado no ano passado para a criação de um centro de  pesquisa aplicada em ciência de dados, a Unicamp iniciou conversações para o estabelecimento de novas parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).


O novo acordo elenca, entre seus objetivos, fomentar a pesquisa aplicada a áreas como a de inteligência artificial, biotecnologia ou digitalização das empresas e facilitar a inserção de profissionais no mercado de trabalho de maneira a atender à demanda da indústria por mão de obra qualificada.


“Temos muito interesse pelo trabalho que a Unicamp desenvolve em ciência e tecnologia, inovação e também em formação, tanto na graduação quanto nos programas de pós-graduação”, disse o diretor regional do Senai, Ricardo Terra, durante uma audiência na qual se reuniu com o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner. “Essas são áreas que a Unicamp trabalha com profundidade e com uma representatividade importante, contribuindo para a ciência e a inovação no país”, acrescentou Terra.


O diretor convidou a Universidade a participar do Inova Talentos, um projeto que une empresas inovadoras a profissionais com vivência acadêmica a fim de impulsionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). A ideia do programa é transformar pesquisas em soluções práticas para a indústria.


“Esse programa pressupõe a inserção de bolsistas, graduandos, mestrandos e doutorandos da universidade em um ambiente industrial, desenvolvendo projetos de inovação com as empresas. Essa é uma grande oportunidade, portanto, de conectar alunos da Unicamp dos três níveis – graduação, mestrado e doutorado – com o setor produtivo”, explicou.


Terra disse que o programa conta hoje com cerca de 400 bolsistas envolvidos em projetos de inovação com empresas, mas há a expectativa de esse número chegar a mil.  “Olhando para o lado da indústria, enxergamos uma oportunidade imensa de conectar esses talentos com o setor industrial. Nós, da indústria, temos muita carência e acho que este momento é de conexão”, reforçou.


Projetos em parceria


O reitor da Unicamp afirmou haver a perspectiva de desenvolver muitos projetos em parceria com o Senai. Segundo Montagner, parcerias como essas podem ser estratégicas para o país.


O novo acordo elenca, entre seus objetivos, fomentar a pesquisa aplicada a áreas como a de inteligência artificial, biotecnologia ou digitalização das empresas

Programa fomenta pesquisas na área de inovação e conecta profissionais e a indústria

“A indústria brasileira está se reorganizando, está se reindustrializando, e me sinto muito feliz de saber que a Unicamp é importante para o setor produtivo. O Senai é um importante agente de transformação nacional e fico muito feliz que tenha visto a Unicamp como um parceiro valioso”, disse.


“Com isso, vamos tentar elencar programas e projetos que podemos executar em conjunto para contribuir com este momento do país e ajudar nesse crescimento. Afinal, esse também é o nosso papel. Ajudar o desenvolvimento do país”, finalizou.


Centro de pesquisa


Em dezembro do ano passado, as três universidades públicas paulistas – a Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) – assinaram um acordo com o Senai a fim de criar um centro de pesquisa aplicada em ciência de dados para a chamada indústria inteligente.


O centro tem como missão desenvolver soluções inovadoras baseadas em dados para auxiliar no processo de transformação digital das indústrias. O instituto serve de elo entre as pesquisas desenvolvidas na academia e as necessidades práticas do setor industrial.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...