Pular para o conteúdo principal

Semana do Orgulho LGBTQIA+ em Belo Horizonte pelo núcleo de Direitos Humanos e Cidadania. UFMG

 










Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+ promove Semana do Orgulho em BH

Evento traz ao Brasil Meera Dhebar, da Universidade de Vitória​, no Canadá, para falar sobre saúde mental queer e equidade em justiça e saúde; evento terá atividades na UFMG e na PUC Minas

'Semana do Orgulho' promovida pelo Nuh põe em debate justiça e equidade
'Semana do Orgulho' promovida pelo Nuh põe em debate justiça e equidadeFoto: Antonio Augusto | STF

Nesta próxima semana, de 23 a 27 de junho, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+ (Nuh) da UFMG promoverá a Semana do Orgulho em Belo Horizonte, com atividades em unidades da UFMG e na PUC Minas. O evento está trazendo ao Brasil a professora Meera Dhebar, da Universidade de Vitória, em Vancouver, no Canadá, cujo trabalho se concentra em saúde mental queer e equidade em saúde. 

Semana do Orgulho promovida pelo Nuh começa na segunda-feira, 23, às 17h, com a palestra Abordagens interseccionais em justiça social e saúde mental, ministrada pela professora Meera Dhebar. O evento ocorrerá no auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, que fica na avenida Itaú, 505, no bairro Dom Cabral.

Meera Dhebar realiza atividades na 'Semana do Orgulho' do Nuh
Meera Dhebar realiza atividades na 'Semana do Orgulho' do NuhFoto: Arquivo pessoal | Linkedin

O evento seguinte ocorre na quarta-feira, 25, às 19h – desta vez, no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700, na Savassi. Será um ciclo de debates sobre diversidade sexual e de gênero com o tema Ativismo Queer na Índia: conexões e história, também com a professora Meera Dhebar, que também atua como terapeuta, supervisora clínica e pesquisadora de pós-doutorado.

A professora conta que em 1995, quando ainda era uma jovem lésbica, enviou uma carta escrita à mão para uma organização queer na Índia, esperançosa de criar conexões culturais significativas no país onde seus pais nasceram. Décadas depois, em 2023, a carta foi devolvida, junto com um pedido de entrevista para pesquisa feita por um arquivista. Ela diz que isso “reabriu o portal da esperança, da imaginação e da conexão, formando a base de sua própria pesquisa relacional de pós-doutorado”.

Na quinta-feira, 26, às 17h, Meera Dhebar fará a palestra Perspectivas Identitárias na Saúde Mental LGBTQIA+ na Sala da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha. "As categorias são importantes para a forma como conhecemos a nós e aos outros, mas nem sempre elas contam uma história completa. Em sua palestra, Dhebar discutirá os desafios das categorias identitárias e as limitações que elas podem criar no fornecimento de apoio à saúde mental para pessoas queer", informa-se no material de divulgação do evento. "Ela se baseará em sua estrutura de construção de mundos queer como uma prática descolonizadora para construir pontes tão necessárias entre o profissional e o cliente."

Semana do Orgulho do Nuh terá o seu encerramento na sexta-feira, 27, às 14h, com a palestra Orgulho LGBTQIA+? Vigilância policial, prisão e violência, no Território Livre da Faculdade de Direito, que fica na avenida João Pinheiro, 100, no centro de Belo Horizonte. O objetivo do evento é "problematizar e pautar as situações reais de violência que acometem cada vez mais a nossa comunidade", conforme se informa no material de divulgação. Esse evento é realizado pela Assistência jurídica e psicossocial para pessoas trans e travestis (Transpasse UFMG) da Faculdade de Direito, que tem plantão de atendimento nas sextas-feiras, das 12h às 14h, na rua Guajajaras, 300, no Centro.

Atualizações sobre a programação do evento podem ser conferidas no site do núcleo e em seu perfil no Instagram.

Ewerton Martins Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...