Pular para o conteúdo principal

ONU abre chamada para projetos para fortalecer a integridade da informação sobre mudanças climáticas

 



ONU abre chamada para projetos para fortalecer a integridade da informação sobre mudança climática

11 junho 2025

Lançada na Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, a Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima abre sua primeira chamada para apoiar propostas e projetos liderados por organizações da sociedade civil de todo o mundo. 

A inscrição pode ser realizada até 6 de julho de 2025 por organizações sem fins lucrativos que estejam ativas e devidamente registradas há pelo menos dois anos. O orçamento por projeto poderá variar entre US$ 30.000 e 150.000. 

A Iniciativa Global é resultado de uma parceria entre o governo do Brasil, a UNESCO e o Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas. 


Em 16 de novembro de 2024, o governo brasileiro, a UNESCO e o Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas lançaram uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para atrasar e inviabilizar ações climáticas.

Legenda: Em 16 de novembro de 2024, o governo brasileiro, a UNESCO e o Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas lançaram uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para atrasar e inviabilizar ações climáticas.

No âmbito da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, a UNESCO convida organizações sem fins lucrativos a submeterem propostas até 6 de julho de 2025. Esta primeira chamada para parcerias da Iniciativa Global concentra-se especificamente em:

  1. Coleta e produção de evidências sobre como a mudança climática é impactada por desordem informacional.
  2. Desenvolvimento de estratégias de comunicação baseadas em evidências para combater essas ameaças.
  3. Apoio a iniciativas de jornalismo investigativo que denunciem narrativas enganosas e promovam a compreensão pública.

A convocatória apoiará iniciativas que visam fortalecer, com ênfase no Sul Global, o entendimento sobre a dinâmica de fenômenos que questionam o conhecimento científico sobre mudança climática, incluindo desinformação, teorias da conspiração e campanhas orquestradas. Esse entendimento é um passo-chave nas ações mundiais para enfrentar a crise da mudança climática.

Organizações não governamentais (ONGs), institutos de pesquisa, universidades, organizações de jornalismo investigativo sem fins lucrativos, entre outras, poderão ser contempladas com financiamento para realizar pesquisas aprofundadas e reportagens precisas sobre a emergência climática, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do discurso público e da cobertura da mídia, sempre com independência científica e editorial.

Além do financiamento, as entidades selecionadas farão parte de uma rede mundial e interdisciplinar inédita, com o objetivo de promover a integridade da informação sobre a mudança climática e elaborar recomendações práticas para políticas públicas inovadoras em âmbito mundial.

A Iniciativa Global incentiva fortemente a participação de entidades de países de renda baixa e média, que atuam em diversas línguas e sejam membros de redes regionais ou globais.

Informações sobre critérios de elegibilidade e sobre o processo de candidatura estão disponíveis na plataforma United Nations Global Marketplace.


A integridade de informação refere-se à precisão, consistência e confiabilidade da informação. Ela é ameaçada pela desinformação, pelas informações falsas e pelo discurso de ódio. Informações falsas, desinformação e discurso de ódio são problemas interligados. Embora compartilhem semelhanças, cada um tem suas características distintas:

Legenda: A integridade de informação se refere à precisão, consistência e confiabilidade da informação. Ela é ameaçada pela desinformação, pelas informações falsas e pelo discurso de ódio. Informações falsas, desinformação e discurso de ódio são problemas interligados. Embora compartilhem semelhanças, cada um tem suas características distintas.

A Iniciativa Global convida todas as pessoas e organizações a amplificar o alcance desta oportunidade, compartilhando-a em suas redes. A ameaça à integridade da informação sobre a mudança climática é um grande risco mundial. Por isso, a Iniciativa Global e seus parceiros acreditam que precisamos de uma resposta mundial para essa questão.

Para mais informações sobre a chamada, acesse a página de documentação e entre em contato com a equipe da UNESCO através do e-mail: infointegrityclimate@unesco.org 

Para mais informações sobre o tema, consulte os Princípios Globais das Nações Unidas para a Integridade da Informação e o Informe de Política sobre Integridade da Informação nas Plataformas Digitais (ambos em português).

UNESCO Brasil

Pia Palermo

UNESCO
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...