Pular para o conteúdo principal

Noite Europeia dos Investigadores 2025 -Candidatura aberta até 15 de junho de 2015 -ULisboa

 



Investigação e Desenvolvimento

Noite Europeia dos Investigadores 2025 | Candidaturas abertas até 15 de junho

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) acolhe uma nova edição da Noite Europeia dos Investigadores, que terá lugar no dia 26 de setembro, às 17h00. As propostas de atividade deverão ser submetidas até 15 de junho.

Insetos

MUHNAC-ULisboa é mais uma vez o coordenador do consórcio da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) que decorrerá em Lisboa, Braga, Évora e Coimbra. A NEI tem como principal objetivo aproximar a investigação científica aos cidadãos através de plataformas facilitadoras de comunicação ajustadas ao público em geral.

O tema do biénio 2024-2025 é "Sciglo - Ciência para os Desafios Globais / Science for Global Chanllenges" que tem como objetivo envolver o público geral, especialmente os jovens estudantes, em atividades de investigação e conhecimento científico que possam responder aos grandes desafios mundiais e europeus relacionados com a sustentabilidade ambiental, económica e social. Neste sentido, contamos com a colaboração dos investigadores para mostrar o que de melhor se faz em Portugal nas várias áreas disciplinares, das artes às humanidades e ciências.

Em 2025, a NEI decorrerá na sexta-feira 26 de setembro, das 17h00 às 24h00, e em Lisboa, terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real.

À semelhança da edição anterior, o programa vai ser misto com uma versão com atividades presenciais e um programa paralelo totalmente online.
Pode submeter a sua proposta de atividade até 15 de junho através das seguintes hiperligações:

NEI 2025 - Proposta para atividade presencial 
NEI2025 - Proposta para atividade ONLINE 

O Consórcio Science for Global Challenges - SCIGLO, coordenado pela Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência é composto pela Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade de CoimbraUniversidade do Minho, através da Escola de Ciências e do International Iberian Nanotechnology Laboratory

Fonte: Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...