Pular para o conteúdo principal

Crônica - Rosinha de Valença, uma história e uma grande saudade - Manoel Messias Pereira

 







Rosinha de Valença, uma história e uma grande saudade.


Rosinha de Valença um dos grandes talento da música popular brasileira, tocou no Brasil e fora dele, uma das maiores violonista que o Brasil já conheceu a sua história é uma das páginas mais brilhantes da arte deste país.

Ela era natura de Valença no Sul do Estado do Rio de Janeiro, nasceu em 30 de julho de 1941, tendo recebido o nome de Maria Rosa Canellas, portanto completando hoje os 80 (oitenta)anos de seu nascimento. Era  um período em que o mundo estavas as volta com a segunda guerra, e os nazistas invadiam a ex-União Soviética, mas isto não foi a semente que germinou em Maria Rosa, e sim foi os sons, da música do radio, que levou ainda menina a procurar estudar a musica ainda sozinha. Tocou no radio, animou festinhas, bailes da região. Sempre com uma técnica apuradíssima no seu violão.

Sua forma de tocar impressionou o cronista, comentarista e teatrólogo Sergio Porto, que chamou-a de Rosinha de Valença e disse que és uma artista que tocava para uma cidade inteira. Mas Rosinha era um talento que foi além da cidade, com sua técnica musical,  foi apresentada ao grande musico Baden Powell e Aloisio de Oliveira e assim começou a tocar na boate Au Bon Gourmet. Sendo que em 1964 teve a oportunidade de tocar com Sérgio Mendes nos Estados Unidos, depois esteve apresentando com Jorge Ben Jor, com Maria Bethânia, com Nara Leão,  com Chico Batera, com Tião Neto e Wanda de Sá. Participou de um grupo organizado pelo Itamarati, para difundir a musica brasileira no exterior. Trabalhou uma temporada em Paris com uma bolsa de estudo da Embaixada da França. Mas Rosinha apresentou-se na URSS, Israel, Itália, Suíça, Portugal, Angola, Moçambique e vários outros países.

Em 1971 faz trabalhos com Martinho da Vila, Miúcha, João Donato, Copina, Dona Ivone Lara. Sarah Voughan entre outros  E passa também   a ser talvez uma referência na música instrumental brasileira. Mas em 1992 ela volta de férias e vai para Valença e acaba sofrendo uma parada cardíaca. E com isto surge uma lesão cerebral, que deixa-a em estado de coma.

De princípio quem cuidou dela foi a sua irmã mais velha conhecida como Mariló. E com ela ficou oito anos. Até que Mariló falece. E Rosinha vai para a casa humilde de sua irmã Maria das Graças, onde vai permanecer os 12(doze) anos em estado de coma.

Os amigos artistas  os familiares organizaram um show para custear suas despesas. E assim Rosinha permaneceu ao lado de sua irmã, seu sobrinho  Marco Aurélio, militar e músico, e seu tio Finzinho. Porém a sua vida dependia de melhores cuidados médicos e a família acreditou que seria melhor num hospital e assim ela foi transferida para o Hospital Escola Luís Giosef Janussi, onde em 10 de junho de 2004, veio a falecer de insuficiência respiratória. E seu corpo foi sepultado Cemitério do Riachuelo no centro de Valença. 

Mas Sérgio Porto disse que ela tocava para uma cidade toda ela foi além foi para o mundo todo, e por fim veio humildemente no bairro em que nasceu, para ser como uma boa semente que escolhe o bom solo. Para o pensar o solo é a mente, onde lavra, semeia e colhe o espírito. e o melhor agricultor é o trabalho, quanto mais elevado mais sublime e o espírito humano, que com certeza esteve presente na obra e na vida desta grande musicista. Que aqui encantou, elevou-se a qualidade da sonoridade espalhada no ar,  e partiu  permitindo que a sua luz divina. Brilhando no além. Deixando amigos e familiares num eterno pesar.



Manoel Messias Pereira


professor, poeta, cronista

Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB

São José do Rio Preto- SP. Brasil





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...