Pular para o conteúdo principal

Crônica - Os 73 anos de nascimento de Ana Cristina Cesar - Manoel Messias Pereira

 



Os 73 anos de nascimento de Ana Cristina Cesar


Hoje dia 2 de junho de 2025, é o dia que Ana Cristina Cesar completaria os seus setenta e três anos. Ela que nasceu no Rio de janeiro  em 2 de junho de 1952 e criou-se entre Niterói, Copacabana e os jardins do velho Bennett. E ela que experimentou o jornalismo, trabalhou na Record, na Globo, na Isto é , na Revista Veja, além de escrever em revistas e jornais alternativo, Viajou pelo mundo saiu na antologia da Heloisa Buarque, publicou pela Funart pesquisa sobre literatura e cinema, fez mestrado em comunicação. Descobriu São Paulo, com o seu olhar poético.

E setembro de 1983, lançou o seu último livro,  "a teus pés" outros que vieram foram  de seus texto pós mortem. E dia 29 de outubro de 1983 ela acaba por suicidar-se.

E destaquei um fragmento de sua escrita de seu último livro página 87,  "My Dear,/ Chove a cântaros. Daqui de dentro penso sem parar nos gatos pinados. Mãos e pés frio sobre o controle. Noticias imprecisas, fiquei sabendo. É de propósito? Medo de dar bandeira ? Ouça muito Roberto: quase chamei você mas olhe pra mim mesmo etc. Já tirei as letras que você me pediu.

O dia foi laminha. Célia disse: o que importa é a carreira, não a vida. Contradição difícil. A vida parece laminha e a carreira é um narciso em flor.

O que escrevi em fevereiro é verdade mas vem junto drama de desocupado. Agora fiquei ocupadíssima, ao sabor dos humores, natureza chique, disposição ambígua (signo de gêmeos).

Depois que desliguei o telefone me arrependi de ter ligado, porque a emoção esfriou com a voz real. Ao pedir a ligação, meu coração queimava. E quando a gente falou era tão assim, você vendo tv e eu perto de bananas, tão sem estilo (como nas cartas). Você não acha que a distância e a correspondência alimenta uma aura ( um reflexo verde na lagoa no meio do bosque)?

Penso um pouco no Thomas. Passou o frio dos primeiros dias. Depois, desgosto: dele, do pau dele, da politica dele, do violão dele. Mas não tenho mexido no assunto. entrei de férias. Tenho medo que o balanço acabe. O Thomas de hoje é muito mais velho do que eu, não liga mais, estuda, milita e amor na sua Martinica de longos peitos e dente perfilados, tanta perfeição.

Atraída pelo português de camiseta que atendeu no Departamento Financeiro. Era jacaré e tinha bigode de pontas. Ralhei com tesão que me deu uma dor puxada.

Só com a visita de Cris que me dei conta que batizei a cachorra com o nome dela. Tive discreto repuxo desembaraço quando gritei com Cris que me enlameava o tapete. Cris fugiu mas Cris não percebeu (julgando talvez homenageada). Gil por sua vez leu como sempre nos meus lábios e eclatou de riso típico umidificante.."

Porém na página 23 consta "Atrás dos olhos das meninas serias" "Mas poderei dizer-vos que elas ousam? Ou vão por injunções muito mais sérias, lustrar pecados que jamais repousam?"

Conclusão - Observo que uso esse expediente apenas como homenagem a essa moça que aos 31 anos de idade, ligou para um amigo dizendo estar emparedada e que precisava voar e saltou do prédio. Ana Cristina  Cesar é filha do sociólogo Valdo Aranha Lens Cesar e Maria Luiza Cruz, o Valdo que todos nós conhecemos que foi preso pelo DOPS e ficou incomunicável por quase uma semana, em fevereiro de 1967. E quando da publicação do Ato n.5, escondeu por três meses num sitio em Rezende juntamente com Lysâneas Maciel de Luiz Eduardo Vanderlei conseguindo escapar da prisão mais uma vez. E  ele que faleceu em 3 de junho de 2007. Porém voltando a história de Ana Cristina para uns ela estava depressiva, para outros ela poeticamente levou a sério a sua poesia, e a sua morte foi o registro que eternizou-se num ato, de seu suicídio.

Na pagina 54 de A teus pés "frente a frente derramando todas as palavras, dizendo com os olhos do silencio que não é mudez. e não toma medo desta alta compadecida passional. Desta crueldade intensa de santa que te toma com as duas mãos."

 O importante que essa moça de apenas 31 anos que eternizou na sua simplicidade, cultura e beleza. Se tivesse em vida estaria completando os 73 anos neste Século XXI, neste ano de 2025. Nesta retomada de sonhos depois de quatro anos de martírios de neofascistas, de uns aloprados que ocuparam o poder político no Brasil. Tão triste, quanto a saudade que sentimos AC, que voo para a eternidade. E deixou milhares de olhos lacrimados, por uma face austeria ou doce, mais chorosa.






Manoel Messias Pereira


professor
São José do Rio Preto -SP. Brasil








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...