Os 143 anos de nascimento do camarada Georg Miklailov Dimitrov
Há 143 (cento e quarenta e três) anos nascia em Kovachevtsi, no dia 18 de junho de 1882 nascia Georgi Miklailov Dimitrov, que foi Secretário do Partido Comunista Búlgaro (27 de dezembro de 1948 a 2 de julho de 1949), Secretário geral da Internacional Comunista entre 1934 a 1943 e faleceu em Barkivna em 2 de julho de 1949 acometido por uma rápida doença.
Ele nasceu no oeste da Bulgária, trabalhou como impressor e sindicalista durante a sua juventude. Foi eleito para o parlamento búlgaro como o socialista ainda no período da Primeira Guerra Mundial. E fez campanha contra o envolvimento do País e isto levou-o para uma breve prisão.
E em 1919 ajudou a fundar o Partido Comunista da Bulgária e dois anos depois mudou-se para a União Soviética. Foi eleito para o Comitê executivo do Profintenr.
Em 1923 Dimitrov liderou o Levante contra o governo de Alekxandar Tsankov e posteriormente foi forçado ao exílio, na União soviética de 1919. Depois mudou-se para a Alemanha e tornou-se chefe da Operação dos Cominters na Europa Central. Na vida particular, temos dois casamentos realizados, o primeiro ele foi casado com Ljubica Ivosevic de 1906 a 1933 e depois á Roza Yulievna até a sua morte em 1949 e com ela teve o seu o único filho o Dimitur dimitrov apelidado de Mitria, que morreu em 1943 de difteria, causando uma enorme dor a ponto de escrever "Um garoto Bolchevique, tão especial num futuro reduzido a nada. Roza ainda vai adotar a garota Fânia, de Wang Ming representante do Partido Comunista Chinês-PCC.
Porém o assunto que mais chama a atenção foram quando os nazistas no dia 27 de fevereiro de 1933 colocou fogo no prédio do parlamento Alemão e Adolfo Hitler, de forma covarde passou a dizer que era obra dos comunistas, numa justificativa sem prova mas insistindo uma violenta repressão aos sindicalistas e aos comunistas. e neste caso do incêndio ao Reschstag acusou Georgi Dimitrov de ter planejado o incêndio criminoso, foi um momento tenso em que o Dimitrov recusou o advogado e montou uma defesa eloquente contra os seus acusadores nazistas. E em particular a Hermann Goring, obtendo absolvição. E após o julgamento ele mudou-se novamente para Moscou.
Em 1946 portanto retornou a Bulgaria após 22 (vinte e dois) anos de exílio e foi eleito primeiro ministro da recém fundada República Popular da Bulgária. Ele negociou com Josip Broz Tito a criação de uma federação de eslavos no sul da Bulgária num acordo em 1947. O plano acabou desmoronando devido a diferença em relação ao futuro do país, bem como a questão da Macedônia e foi completamente abandonado após consequências entre Josef Stalin e Tito.
Em 1949 Dimitrov veio a falecer após a curta e breve doença em seu corpo. E seu corpo foi embalsamado e alojado num Mausoléu em Sofia, e em 1990 o Mausoléu foi removido. E em 1999 o mausoléu foi demolido.
Georg Dimitrov foi com certeza um grande herói contra o nazismo e fascismo, ele que substituiu o alemão Wili Muzemberg na presidência do comitê Mundial na Luta contra a Guerra e o fascismo. Lembrar dele é extremamente importante para ajudar na nossa luta quando cresce imensamente a extrema direita no mundo.
Manoel Messias Pereira
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira
São José do Rio Preto -SP. Brasil
Comentários
Postar um comentário