Pular para o conteúdo principal

Crônica - Os 143 anos de nascimento de Georg Michalov Dimitrov

 




Os 143 anos de nascimento do camarada   Georg Miklailov Dimitrov


Há 143 (cento e quarenta e três) anos nascia em Kovachevtsi, no dia 18 de junho de 1882 nascia Georgi Miklailov Dimitrov, que foi Secretário do Partido Comunista Búlgaro (27 de dezembro de 1948 a 2 de julho de 1949), Secretário geral da Internacional Comunista entre 1934 a 1943 e faleceu em Barkivna em 2 de julho de 1949 acometido por uma rápida doença.

Ele nasceu no oeste da Bulgária, trabalhou como impressor e sindicalista durante a sua juventude. Foi eleito para o parlamento búlgaro como o socialista ainda no período da Primeira Guerra Mundial. E fez campanha contra o envolvimento do País e isto levou-o para uma breve prisão.

E em 1919 ajudou a fundar o Partido Comunista da Bulgária e dois anos depois mudou-se para a União Soviética. Foi eleito para o Comitê executivo do Profintenr.

Em 1923 Dimitrov liderou o Levante contra o governo de Alekxandar Tsankov e posteriormente foi forçado ao exílio, na União soviética de 1919. Depois mudou-se para a Alemanha e tornou-se chefe da Operação dos Cominters na Europa Central. Na vida particular, temos dois casamentos realizados, o primeiro ele foi casado com Ljubica Ivosevic de 1906 a 1933 e depois á Roza Yulievna até a sua morte em 1949 e com ela teve o seu o único filho o Dimitur dimitrov apelidado de Mitria, que morreu em 1943 de difteria, causando uma enorme dor a ponto de escrever "Um garoto Bolchevique, tão especial num futuro reduzido a nada. Roza ainda vai adotar a garota Fânia, de Wang Ming representante do Partido Comunista Chinês-PCC.

Porém o assunto que mais chama a atenção foram quando os nazistas no dia 27 de fevereiro de 1933 colocou fogo no prédio do parlamento Alemão e Adolfo Hitler, de forma covarde passou a dizer que era obra dos comunistas, numa justificativa sem prova mas insistindo uma violenta repressão aos sindicalistas e aos comunistas. e neste caso do incêndio ao Reschstag acusou Georgi Dimitrov de ter planejado o incêndio criminoso, foi um momento tenso em que o Dimitrov recusou o advogado e montou uma defesa eloquente contra os seus acusadores nazistas. E em particular a Hermann  Goring, obtendo absolvição. E após o julgamento ele mudou-se novamente para Moscou.

Em 1946 portanto retornou a Bulgaria após 22 (vinte e dois) anos de exílio e foi eleito primeiro ministro da recém fundada República Popular da Bulgária. Ele negociou com Josip Broz Tito a criação de uma federação de eslavos no sul da Bulgária num acordo em 1947. O plano acabou desmoronando devido a diferença em relação ao futuro do país, bem como a questão da Macedônia e foi completamente abandonado após consequências entre Josef Stalin e Tito.


Em 1949 Dimitrov veio a falecer após a curta e breve doença em seu corpo. E seu corpo foi embalsamado e alojado num Mausoléu em Sofia, e em 1990 o Mausoléu foi removido. E em 1999 o mausoléu foi demolido.

Georg Dimitrov foi com certeza um grande herói contra o nazismo e fascismo, ele que substituiu o alemão Wili Muzemberg na presidência do comitê Mundial na Luta contra a Guerra e o fascismo. Lembrar dele é extremamente importante para ajudar na nossa luta quando cresce imensamente a extrema direita no mundo.


Manoel Messias Pereira


professor de história
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira
São José do Rio Preto -SP. Brasil





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...