Pular para o conteúdo principal

Crônica - A morte do camarada Dr. José Liberato Ferreira Caboclo - Manoel Messias Pereira


 A morte do camarada  Dr. José Liberato Ferreira Caboclo

No dia 14 de junho de 2025 faleceu o ex-prefeito de São José do Rio Preto -PDT e que também serviu como Deputado Federal pela mesma sigla o médico José Liberato Ferreira Caboclo. Ele que nasceu no Rio de Janeiro em 14 de março de 1938.

A sua atuação como deputado federal foi de 1991 a 1995 e como prefeito foi de 1997 a 2000, era humanista. O atual gestor Municipal decretou oficialmente 7 dias de luto. Em que as bandeiras nos prédios públicos ficarão hasteadas a meio mastro em sinal de respeito.

Liberato Caboclo, era chamado de Dr. Lili, pelos mais íntimos, principalmente para nós os comunistas e a primeira vez em que lançou-se candidato a Prefeitura do município de São José do Rio Preto -SP. foi pelo Partido Comunista Brasileiro -PCB. E o lema de sua campanha era bíblico e fundamentado em (Genesis 1, 22, 31).

"E todos os homens terão poder sobre os peixes, sobre as árvores e sobre a Terra. Esta é o Lema do PCB. para prefeito na época Liberato Caboclo e para vice prefeito o professor João Batista." que foi diretor de Escola da secretaria Estadual de educação.

Mesmo não ficando no Partido ainda temos com um grande camarada, um humanista que chorou diante da necessidade dos antigos moradores da favela da Árvore, e foi ali que ele sem recurso resolveu fazer as casa de madeira, e num dia de chuva concluiu. E entregou juntamente com Eni Fernandes. Recordo ele na Vila  Toninho com a roupa branca de Médico, visitando o campo em que apresentava o Time do PCB de Volleiball, cumprimentando a todos e caminhando naquele chão de terras com poeiras no seu calçado. Ao lado da camarada Marlene e do camarada Roberto Vasconcellos o popular Vascos. Dr. Lili as vezes era um pouco confuso mas um bom camarada, ele que incentivou a Dra. Regina Choeire a candidatar a Prefeita de São José do Rio Preto e numa madrugada liga pra todo mundo perguntando quem havia colocado o nome da Regina primeiramente, e todos dizem óbvio o senhor. Ele tinha esquecido. Era um confuso mas bom camarada. Meus irmãos adoravam-o e dizia o único prefeito que nós podemos tomar vinho com ele a vontade. E de vez em quando parava a música clássica e dançavam Raul Seixas. Toca Raul. 

Ele que se formou em medicina em 1961 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ,  que doutorou em cirurgia nos Estados Unidos, foi professor adjunto na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mudou-se para São José do Rio Preto e assumiu a cadeira de professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Famerp em 1971.

Na Instituição atuou ativamente na formação de alunos que segundo G1 viria a ser médicos consagrados internacionalmente. Foi um dos responsáveis pela consolidação do Hospital de Base como o maior polo de medicina do Brasil. Antes dele havia uma falácia que o Hospital não tinha recursos e que provavelmente fecharia. Isto não ocorreu pelo contrário se tornou a instituição das mais importantes do país.

Sua morte deve ser sentida por todos os rio-pretense que aprenderam a respeitar, a amar e ter nele um dos grandes prefeitos desta cidade. Um humanista, o criador do festival Paulo Moura, que ele conheceu quando estava no Rio de Janeiro. No livro sobre os jornais a professora Dinorath do Valle escreveu que eu e Dr. Liberato fomos os mais importantes colaboradores de textos do Jornal A Tribuna do então jornalista Sergio Parada. Mas ele também escreveu em outros jornais como a Folha de Rio Preto e recordo que o publicitário Milton de Sá Miranda dizia que ficava impressionado como ele amarrava o texto.  E nossas lembranças permite deixar minhas condolências a toda a família enlutada.  Camarada Liberato Caboclo -presente agora e sempre.


Manoel Messias Pereira

poeta e cronista rio-pretense.

São José do Rio Preto -SP. Brasil





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...