No dia 14 de junho de 2025 faleceu o ex-prefeito de São José do Rio Preto -PDT e que também serviu como Deputado Federal pela mesma sigla o médico José Liberato Ferreira Caboclo. Ele que nasceu no Rio de Janeiro em 14 de março de 1938.
A sua atuação como deputado federal foi de 1991 a 1995 e como prefeito foi de 1997 a 2000, era humanista. O atual gestor Municipal decretou oficialmente 7 dias de luto. Em que as bandeiras nos prédios públicos ficarão hasteadas a meio mastro em sinal de respeito.
Liberato Caboclo, era chamado de Dr. Lili, pelos mais íntimos, principalmente para nós os comunistas e a primeira vez em que lançou-se candidato a Prefeitura do município de São José do Rio Preto -SP. foi pelo Partido Comunista Brasileiro -PCB. E o lema de sua campanha era bíblico e fundamentado em (Genesis 1, 22, 31).
"E todos os homens terão poder sobre os peixes, sobre as árvores e sobre a Terra. Esta é o Lema do PCB. para prefeito na época Liberato Caboclo e para vice prefeito o professor João Batista." que foi diretor de Escola da secretaria Estadual de educação.
Mesmo não ficando no Partido ainda temos com um grande camarada, um humanista que chorou diante da necessidade dos antigos moradores da favela da Árvore, e foi ali que ele sem recurso resolveu fazer as casa de madeira, e num dia de chuva concluiu. E entregou juntamente com Eni Fernandes. Recordo ele na Vila Toninho com a roupa branca de Médico, visitando o campo em que apresentava o Time do PCB de Volleiball, cumprimentando a todos e caminhando naquele chão de terras com poeiras no seu calçado. Ao lado da camarada Marlene e do camarada Roberto Vasconcellos o popular Vascos. Dr. Lili as vezes era um pouco confuso mas um bom camarada, ele que incentivou a Dra. Regina Choeire a candidatar a Prefeita de São José do Rio Preto e numa madrugada liga pra todo mundo perguntando quem havia colocado o nome da Regina primeiramente, e todos dizem óbvio o senhor. Ele tinha esquecido. Era um confuso mas bom camarada. Meus irmãos adoravam-o e dizia o único prefeito que nós podemos tomar vinho com ele a vontade. E de vez em quando parava a música clássica e dançavam Raul Seixas. Toca Raul.
Na Instituição atuou ativamente na formação de alunos que segundo G1 viria a ser médicos consagrados internacionalmente. Foi um dos responsáveis pela consolidação do Hospital de Base como o maior polo de medicina do Brasil. Antes dele havia uma falácia que o Hospital não tinha recursos e que provavelmente fecharia. Isto não ocorreu pelo contrário se tornou a instituição das mais importantes do país.
Sua morte deve ser sentida por todos os rio-pretense que aprenderam a respeitar, a amar e ter nele um dos grandes prefeitos desta cidade. Um humanista, o criador do festival Paulo Moura, que ele conheceu quando estava no Rio de Janeiro. No livro sobre os jornais a professora Dinorath do Valle escreveu que eu e Dr. Liberato fomos os mais importantes colaboradores de textos do Jornal A Tribuna do então jornalista Sergio Parada. Mas ele também escreveu em outros jornais como a Folha de Rio Preto e recordo que o publicitário Milton de Sá Miranda dizia que ficava impressionado como ele amarrava o texto. E nossas lembranças permite deixar minhas condolências a toda a família enlutada. Camarada Liberato Caboclo -presente agora e sempre.
Manoel Messias Pereira
poeta e cronista rio-pretense.
São José do Rio Preto -SP. Brasil
Comentários
Postar um comentário