Pular para o conteúdo principal

Crônica - A Geografia - Manoel Messias Pereira

 




A geografia


Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem.

A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto.

Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo.

Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto que num subconsciente também trabalha a arquiteturas de barracos de misérias, de espaços cracolândicos e inventa que a causa é de saúde pública.

Não tudo é consequência de politicas, de elites e de sua ausência de pensar, um espaço popular, que abriga os sentimentos dos seres humanos, muito além de corpos, muito além de comidas, de esgotos, de merdas capitalistas.

A geografia que os gregos nos ensinou marcando a terra, entendendo onde esconde o ouro, o brilhante, o petróleo, a  bauxita, o cobre, o estanho, o nióbio , o níquel, o alumínio, e do ferro o conhecimento da hematita, as magnetitias, as goethitas, roamnchita a cromita. Ou seja onde há tanta riqueza. Mas há também a procura de  onde há e onde esconde as defesas, como se organiza os exércitos, as marinhas, as aeronáuticas de guerra, como elaboram e acumula bombas de nitrogênio, atômicas, químicas, e biológicas . E tendo essas informações como se conquista o território inimigo.

A geografia é uma ciência que organiza a guerra, como diria Dr. Nelson Werneck Sodré a geografia é ciência dos fascistas. Da luta pelo domínio do outro das suas casas , da suas terras e, da suas almas. É ciência pois tem um objeto de estudo, tem um objetivo a ser atingido, tem métodos aplicados e experiências que dão certos ou resultados inesperados.

E a geografia um estudo que hoje, mostra-se, humana, física, morfológica, eco- geográfica, urbanística, geo politica, planetária, estatísticas, entre outras.  

Comecei a vida lecionando geografia. Observando a vida, as relações humanas, e não entendendo os professores amigos e colegas que tinham dificuldade em estabelecer a analise conjuntural de quaisquer momento e as ideologias que permeavam todos esses momentos, ou seja ocupar a terra por uma necessidade, é muito diferente de ocupar, para expulsar matar, violentar desgraçar e ilustrar de sangue o outro ser humano, sempre precisando o lucro da ocupação e tendo toda estrutura de governo de leis, de cartórios de grilos de maracutaias legais e ilegais de jagunços assassinatos e mortes indiscriminadas. Criminosas ou não.

A geografia é uma ciência que deixam lágrimas sobre os cadernos de anotações, e as vidas viram números de uma política estatística.


Manoel Messias Pereira

professor de Estudos sociais,  história

São José do Rio Preto- SP.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...