Pular para o conteúdo principal

Crônica - Eric John Ernest Hobsbawn um notável marxista - Manoel Messias Pereira

 





Eric John Ernest Hobsbawm um notável marxista



O dia 9 de junho de 1917, nasceu na Alexandria no Egito, Eric Jonh Ernest Hobsbawm, filho do casal Leopold Percy Hobsbaum (inglês) e da Sra. Nelly Grun uma austríaca ambos de descendência judaica.. Alem de Eric o casal também teve uma menina Nancy.

Era o período em que os países ricos industrializados desenvolvidos se confrontavam na Europa na Primeira Guerra Mundial, a chamada Guerra Imperialista em que se confrontavam a Tríplice Aliança formada pela Inglaterra, Áustria e Hungria contra Inglaterra e a França, que antes tinha a Rússia, mas que neste ano realizou a sua revolução socialista, implantando naquele país, a chamada ditadura do proletariado. E neste período o Egito estava sob a dominação britânica.

Era um período em que na Europa como disseram os historiadores V Jvostov e L I Zubok, no livro História Contemporânea, havia lá o movimento anti-guerreiro que instalara no seio do exército francês e enfraquecerá a sua ação combativa impossibilitando de realizar no verão e no outono de 1917 operações ofensivas de envergadura. E sem o apoio do exército francês os ingleses também não poderiam aventurar-se. E estes dois países eram da Tríplice Entente. E neste caso os combates tinham a característica local com o objetivo limitado e com s única intenção de desgastar o inimigo. E do outro lado A Áustria e Hungria que fazia parte do Império Austro-Húngaro assim como a Alemanha já sofriam com uma crise econômica. E os Estados unidos da América alimentou essa guerra e foi o único a sair bem. Sentiu que já era hora de parar e receber os seus investimentos, fez o Tratado de Versalhes e a guerra termina em 1918.

E é esse o cenário europeu em que nasce essa criança judia, chamada Eric Hobsbawn. Seus pais foram morar na Áustria. Mas quando Eric tinha seus 12 anos, portanto em 1929 o seu pai veio a falecer. E quando tinha seus 14 anos ou seja em 1931 sua mãe também morreu. Ele e sua irmã ficaram órfãos e foram morar com a sua tia materna a Sra. Grett e seu tio paterno Sydney, que casam-se e tem um filho chamado Peter.

Em 1931, período em Eric Hobsbaws ainda adolescente ingressa na Federação dos estudantes Socialistas uma ramificação da Liga da Juventude Comunista da Alemanha.

Em 1933 Adolf Hitler chega ao poder e em fevereiro deste ano el põe fogo no parlamento o Incêndio do Reichstag, em março de 1933 o Bucherverbrennuz, que é a queima de livros.

Eric que já havia iniciado os estudos de formação marxista, viu a sua família mudar para Londres o que foi um alívio, pois podia fugir assim das perseguições nazistas, mas também ele teria recebido uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge onde estuda e acaba formando -se em História.

Em 1936 Eric Von Hobsbawn, ingressa no partido Comunista da Grã Bretanha. E passa a militar politicamente.

Durante a segunda Guerra Mundial ele servi ao Exercito britânico. No inicio de 1939 a 1940 tornou-se da divisão que cavava trincheiras e preparava o bunkers no litoral do país, como forma de impedir a Invasão da Inglaterra por meio do exército anfíbio. Chamada Operação Leão Marinho.

Foi também responsável pelo trabalho de inteligência e usou do expediente de falar corretamente quatro idiomas. Com o fim da Guerra retornou a Universidade. E concluiu o seu doutorado. E nesta mesma época formou uma célula partidária de historiadores. E entre os seus camaradas estavam Chistopher Hill, Rodney Hilton e Edward Palmer Thompson. Esse grupo de notáveis historiadores passaram a organizar o que entendemos por História Social, que é a história da organização da classe popular, suas lutas e a ideologia. Mas quando em 1956 com as declarações de Nikita Khrushchev no XX Congresso do Partido Comunista da URSS, ficaram estupefatos. E deste grupo somente Eric Hobsbawn permaneceu no partido.

Hobsbawn, dizia que continuava com o Partido Comunista Britânico, pois dizia ser comunista. E que era essa a vida dele, o que ele entendia e como sempre pensou, e envolveu-se era a luta por uma grande causa a emancipação da humanidade.

Em 1947 Hobsbawn, começou a lecionar Birk-Beck College, em Londres e demorou mais de vinte anos para a sua promoção, o que ele entendia que era devido a sua postura e posição política, de marxista.

Acreditamos que Hobsbawn foi um ser humano que buscou interpretar as revoluções burguesas, todo o processo da Revolução industrial, assim como as lutas de classe dos trabalhadores. Seus principais livros são:

 a) Era das Revoluções, b)Era do Capital, c)Era dos Impérios, assim como a era dos extremos que foi lançado em 1994 e tornou-se a obra mais lida da Inglaterra e em 2002 escreveu Tempos Interessantes.

Hobsbawn sempre usou o método marxista de análise histórica, foi Membro da Academia Britânica e Academia Americana de Artes e Ciências, foi professor ainda na Universidade e da New School for Social Research de Nova York

Já na sua vida social casou -se duas vezes, na primeira com Muriel Seaman em 1943 e divorciou em 1951. O seu segundo casamento foi com Marlen Schwarz e teve dois filhos Julia e Andy e teve um filho fora do casamento o Joshua Bennathan.

No dia 1 de outubro 2012, estava internado no Hospital Free Royal de Londres quando tratava de uma leucemia e em razão disto teve uma pneumonia que acabou tirando a sua vida.

Na sua história o que me conforta é o método utilizado que é materialismo histórico Dialético, em que ele e a sua ideia da luta de classe, das questões populares e a busca para liberdade e a emancipação total do ser humano, no seu aspecto social, cultural, intelectual e educacionalmente. Recordo que os livros dele sempre foi de boa companhia para todos aqueles que estudam e busca a compreensão numa análise conjuntural correta. Um homem que viveu seus 95 anos entendendo que o marxismo era a sua vida e tudo que ele conquistou como intelectual, como acadêmico como professor.


Manoel Messias Pereira


professor de Estudos Sociais, História com extensão e africanidade

cronista, poeta.

Membro do Instituto Histórico , Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto- SP
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira de São José do Rio Preto -SP.
Membro do Academia de Letras do Brasil -Correspondente de Uberaba-MG




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...