Pular para o conteúdo principal

UFSCAR - Relevante Inclusão Epistemológica e Ciência antirracista

 





Analice Gaspar Garcia - Publicado em 14-05-2025 16:57

Debate em 28/5 abordará inclusão epistemológica e Ciência antirracista

UFSCar Relevante é um dos oito programas de atuação da Administração Superior da UFSCar

No dia 28 de maio, a UFSCar realiza o primeiro da série de debates previstos para acontecer ao longo de todo o ano no escopo das celebrações de 55 anos da Instituição. Destacando o programa "UFSCar Relevante", um dos oito programas orientadores da atuação da Administração Superior da UFSCar para o período 2025-2028, a mesa terá o tema "Experiências e resistências para inclusão epistêmica e uma Ciência antirracista", com a participação de Putira Sacuena, Givânia Maria da Silva e Juarez Furtado. A mediação será da jornalista Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC), e a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sabrina Ferigato, participará como comentadora.


Putira Sacuena (Eliene dos Santos Rodrigues), indígena do povo Baré, é a atual Diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Biomédica, mestre e doutora em Bioantropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolveu ao longo de sua trajetória acadêmica pesquisas focadas em antropologia, epidemiologia e genética de populações humanas na Amazônia, abrangendo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Sua atuação é marcada pelo compromisso com a integração dos saberes tradicionais indígenas e o combate às desigualdades, sendo reconhecida defensora dos direitos e da saúde indígena no Brasil.


Givânia Maria da Silva, quilombola de Conceição das Crioulas, em Pernambuco, foi a primeira de sua comunidade a cursar Educação Superior, formando-se em Letras e Pedagogia. É mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Cofundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), foi Secretária Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais e, no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Coordenadora Geral de Regularização de Territórios Quilombolas. Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões de terra em quilombos. Integra a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.


Juarez Pereira Furtado é docente no Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua, dentre outras, na área de Epistemologia e iniciativas pluriepistêmicas em Saúde. Na UFSCar, deve abordar especialmente sua experiência com o Encontro de Saberes, projeto fundado em 2010 na Universidade de Brasília (UnB) e que, hoje, já está em quase 20 universidades brasileiras. Com o objetivo de reconhecer e incluir a pluralidade epistêmica de diferentes populações historicamente marginalizadas, os Encontros de Saberes integram mestras e mestres de saberes tradicionais e culturas populares em disciplinas regulares e, em algumas instituições, levaram à regulamentação do título de Doutor por Notório de Saber.


A composição da mesa visa promover reflexões e compartilhamento de experiências sobre diálogos entre Ciência e outros sistemas de saber, com vistas à construção de caminhos para a inclusão e, assim, a diversidade epistêmica na Universidade e, consequentemente, o combate ao epistemicídio, ou seja, o apagamento de outras formas legítimas de produção de conhecimento, especialmente àquelas de povos e comunidades historicamente excluídos. "A realização em parceria com a ProACE indica a compreensão abrangente de apoio à permanência na Universidade, que exige as condições objetivas e, também, esse compromisso com a inclusão epistêmica, com transformações profundas que levem o conhecimento cada vez mais próximo da realidade, desde a sua produção e, claro, até a sua e disseminação. Nossa expectativa, para este e todos os demais eventos a serem realizados na série dos 55 anos, é que eles deixem subsídios à implementação de ações complexas previstas na organização dos oito programas articuladores da gestão institucional e, de modo geral, ao enfrentamento de desafios diversos por toda a comunidade universitária", situa Mariana Pezzo, que está coordenando o grupo organizador da celebração dos 55 anos da UFSCar.


O debate "UFSCar Relevante: Experiências e resistências para inclusão epistêmica e uma ciência antirracista" acontece no dia 28 de maio a partir das 14 horas, no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, que abriga os institutos da Cultura Científica (ICC) e de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) e fica na área Norte do Campus São Carlos, atrás da Rádio UFSCar. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas. Haverá também transmissão ao vivo no canal UFSCar Oficial no Youtube.

Mais Notícias 

Acompanhe as notícias da UFSCar também pelas redes sociais oficiais da Universidade     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...