Pular para o conteúdo principal

Feira das Profissões apresenta vasta programação cultural cm mostra Nosso Palco entre 3 a 6 de junho de 2025

 








Feira das Profissões apresenta vasta programação cultural com a Mostra Nosso Palco; evento acontece de 3 a 6 de junho

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, de 3 a 6 de junho, edição especial da Mostra Nosso Palco, durante a 8ª Feira das Profissões da UFC. Subirão ao palco artistas de diversas linguagens, como dança, teatro, música, performance, circo, além de ser disponibilizado ao público um momento de karaokê em todos os dias do evento, quando os visitantes da feira poderão interagir e soltar a voz. 

A Feira das Profissões será realizada no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção do último dia (6), que será das 8h às 12h. Contará com 74 estandes, permitindo aos estudante conhecer detalhes sobre os cursos de graduação e pós, áreas de atuação, grade curricular, mercado de trabalho e perfil dos profissionais formados pela UFC. A entrada é gratuita. 

Imagem: homens sentados tocando violão
Na quarta feira (4), às 9h30, o Grupo 30 Cordas apresenta o show Raia - 30 Cordas e 10 anos de violão cearense (Foto: Rômulo Santos)

DIA 3 - No primeiro dia de feira (3), a partir das 10h30, a Nosso Palco dá início à programação com a participação do projeto Hanuman, pocket show de voz e violão. Em seguida, o projeto Improvisa apresenta Mar Interno, uma composição de dança. Logo após, o artista Taegon sobe ao palco com um repertório de músicas populares.

Além de música e dança, a artista circense Palhaça Bifinha convida o público a se divertir e refletir com o número Você quer brincar na neve?, uma intervenção cheia de humor e sensibilidade. Após o meio-dia, a programação segue com o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, às 12h30, seguido por DJ Embraza, que apresenta Batidão de Identidade. Na sequência, a banda Doces Deletérios apresenta o seu primeiro show após o lançamento do EP Vende-se ou Doa-se, exaltando a música autoral e a riqueza da cultura cearense.

A mostra Nosso Palco também abre espaço para o teatro com o projeto Comunicando Ciência com Arte, que apresenta ao público descobertas científicas de forma criativa e lúdica com a peça "Vendo Estrelas". Às 14h30, o projeto Paisagens Tipográficas Interativas expõe aos visitantes a instalação visual Fluir, obra que explora as possibilidades de interação entre arte e computação física. Às 15h a Nosso Palco fica aberto ao público, com um momento descontraído de karaokê. Encerrando a programação do dia, Iasmin e Uma Cabeçada fazem um show com repertório de músicas autorais da compositora Iasmin Leite e releituras de clássicos da MPB.

Imagem: Mulher cantando
O artista Taegon é uma das atrações da mostra Nosso Palco (Foto: Divulgação)

DIA 4 - Na quarta feira (4), a programação cultural começa às 9h30, com o Grupo 30 Cordas, que convida o público a viajar através das fronteiras das músicas popular e erudita pelo Brasil, com o show Raia - 30 Cordas e 10 anos de violão cearense. Após o momento musical, o grupo de dança tradicional Oré Anacã traz ao nosso palco saberes ancestrais da cultura afro-brasileira e indigena com a apresentação Entre Penas e Contas

A partir das 11h, Bruno Brasil e Uma Banda de Respeito apresentam sucessos da MPB dos anos 70 aos 2000 em novas roupagens. Às 12h, a banda autoral Autofagia dos Eu’s, formada por estudantes e ex-estudantes do curso de Música da UFC, apresenta um repertório musical com ritmos brasileiros, como maracatu, baião, coco e samba, misturando influências do rock progressivo, jazz e reggae. Em seguida, às 12h30, o projeto Zumbi - O Rap na Universitária FM, da rádio Universitária FM 107,9, toma conta do palco com um DJ set de 30 minutos comandado por Gata Cera DJ.

A programação retorna às 14h30 com o karaokê, que ficará disponível ao público até as 15h, quando entra em cena o show de Ref & Banda. Na sequência, haverá a apresentação musical do concerto O Encanto da Disney com a Camerata de Cordas da UFC, que tocará clássicos de filmes e de animações da Disney.

DIA 5 - No terceiro dia de programação, quinta-feira (5), às 9h30, o artista Wellington Barbosa abre o palco com a apresentação de dança Raízes. O Coral Maestro Orlando Leite se apresenta logo em seguida com o espetáculo Um Canto para todos, harmonizando diversas canções brasileiras. Ainda pela manhã a artista Sousana apresenta a performance Coração desalento.

Às 11h30, o cantor Artugo apresenta o show Lamento Tanto, trazendo ao palco as faixas de seu primeiro álbum autoral, em uma fusão de R&B, pop e soul. Às 13h haverá karaokê, no momento de palco aberto, e a programação retorna às 13h30, com o Grupo Cajá Umbu apresentando o espetáculo Nordestando. Logo após, a peça teatral "Eu odeio insetos", do projeto Comunicando Ciência com Arte, incentiva o público a refletir sobre o equilíbrio da natureza na presença dos insetos.

Finalizando o dia, às 16h30, o Grupo Ensemble da UFC propõe um repertório variado apresentando aberturas e trilhas sonoras de animes e de games. 

Imagem: mulher vestida de palhaço
No primeiro dia da mostra a artista circense Palhaça Bifinha convida o público a se divertir e refletir com o número Você quer brincar na neve? (Foto: Divulgação)

DIA 6 - O último dia as atividades têm início às 10h com o artista Guilherme Mendes, que apresenta o número circense de contorcionismo com base em "El tango de Roxanne". A banda de indie rock brasileira Jovens Idosos sobe ao palco logo em seguida, com estética e letras que misturam referências culturais da geração Z.

Às 11h, será realizado o Sarau Vozes Indígenas e Afro-brasileiras, com apresentações de poemas de autores indígenas e afro-brasileiros. Ainda pela manhã, a dançarina Sarina Raissa apresenta É pra isso que vivemos, unindo poemas autorais, dança e uma mescla de músicas. Encerrando a edição da mostra Nosso Palco, a peça teatral "Eu Sou Mandela" procura discutir a força do grande representante sul africano contra o racismo, trazendo importantes reflexões e comparações com o racismo brasileiro. 

Fonte: Pró-Reitoria de Cultura da UFC - e-mail: procult@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...