Pular para o conteúdo principal

Crônica - O camarada Ho Chi Minh, talentoso e iluminado -Manoel Messias Pereira

 



O camarada Ho Chi Minh, talentoso, e iluminado


O dia 19 de maio de 1890 marca no nascimento do grande estadista Ho Chi Minh, o camarada iluminado, comunista, nascido na aldeia em Kiem Lien em Amame, começou avida como cozinheiro de navio, foi poeta, escritor, jornalista e um dos principais responsáveis pela libertação do Vietnã do colonialismo francês. Morou no França, na Inglaterra, no Brasil, nos Estados Unidos da América, aqui conheceu o revolucionário sindicalista  pernambucano José Leandro da Silva que também era cozinheiro e um dos membros da Revolta da Chibata. Posteriormente Ho Chi Minh, escreveu sobre a questão racial no Brasil num artigo "Solidariedade Internacional" em 1921 em que ele relata como sindicalista liderou uma greve pela jornada de oito horas e o salários iguais entre brancos e negros. Assim como ele denunciou mais tarde  a supremacia  americana " Ku-Klux Klan" ao presenciar o linchamento de um negro em Boston.

Mas a sua história mostra que o camarada Ho nasce com o nome de batismo Nguvên Sinh Gring e teve como pseudônimo Nguyen Ar Quoc. O seu pai foi o primeiro ase formar na vila Kien Liên, era conhecido como doutor, era um professor no sentido de Confucionista  na cidade de Hue, e ministrava aulas aos trabalhadores da vila.

Ho Chi Minh, teve contato desde muito cedo com os nacionalista vietnamitas e diversos parentes eram militantes e com seu pai foi o estreitamento com líderes políticos foram mais fáceis como Phaan Boi Chau (1867a1940) o pioneiro do movimento nacionalista, fundador de vários grupos de diferentes orientações políticas mas que tinha em comum o nacionalismo embrionário.

Aos 10 anos de idade ainda na adolescência Ho foi rebatizado por seu pai como Nguyen That Thanh ( Nguyen o Talentoso).

Em 1911 Ho emigrou de sua terra natal após conseguir um trabalho como cozinheiro em um navio francês. No navio ficou doente e foi abandonado no Rio de Janeiro. No navio disseram que ele deveria desembarcar para morrer em terra firme. Porém ee não morreu morou em Santa Teresa e trabalhou na Lapa no Rio de Janeiro.

Ho chegou por aqui dois anos depois da Revolta da Chibata e ficou indignado com essa forma de tratamento entre oficiais brancos que surravam  trabalhadores negros, oi quando conheceu o José da Silva Leandro. E foi neste convívio que ele pode escrever sobre esse cenário constrangedor brasileiro. E daqui zarpou mais tarde num navio e foi para os Estados Unidos da América em Boston. E lá pode observar e recriminar as ações dos racista de supremacia branca.

Posteriormente trabalhou na Inglaterra e depois na França sob o pseudônimo de Nguyen Ar Quoc (Nguyen o patriota).Integrou o Partido Comunista francês.

Em 1923 Ho foi para Moscou estudar táticas de guerrilhas e entrou para o Comintem, braço Internacional do partido Comunista Russo. No fim de 1924 foi enviado para Cantão, na China onde organizou o movimento revolucionário entre os exilados vietnamitas.

Foi neste período que as autoridades chinesas passou aa serem hostis e a reprimir atividades comunistas, foi forçado a deixar o país mais voltou  em 1930 para fundar o Partido Comunista da Indochina e ficou em Hong Kong como representante da Internacional Comunista.

E foi presos em 1931 pela polícia britânica (imperialista)  e ficou até 1933. Esse episódio faz -me lembrar a frase de Ho, quando ele disse "Quando as portas da  prisão são abertas o verdadeiro dragão voará"

Ele voa para a União Soviética e lá recupera de uma tuberculose. E em 1938 volta a China e serviu no Conselho das Forças Armadas comunista chinesa.

Em 1941 o Japão ocupa o Vietnã. Ho Chi Minh retoma os contatos com os líderes comunistas do partido e ajuda a fundar o movimento de Independência denominado por comunistas como Vietminh, que lutou contra os japoneses. Em agosto de 1945 o Japão se rendeu o Vietminh tomou o poder e proclamou a República Democrática do Vietnã (DRV) em Hanói. E Ho Chi Minh é conhecido como o seu último pseudônimo o Iluminador. Tornou-se presidente.

No final de 1946 estourou a guerra os guerrilheiros vitnminh lutaram quase uma década contra as tropas francesas nas montanhas nos arrozais do Vietnã derrotando os franceses na Batalha de Dun Bien Phu em 1954. Esse episódio lembra-me outra frase de Ho "ainda que as fronteiras e montanhas estejam entre nós, proletários de todo o mundo se reúnem como uma família" Essa frase me remete ao  Manifesto comunista pois Marx pede aos proletários do mundo para que unam-se.

No entanto Ho foi privado de sua vitória, negociações subsequente em Genebra dividiram o país com apenas o norte atribuído a Vietminh.

A porém no início de 1960 o conflito voltava no sul onde guerrilheiros liderados pelos comunistas mostraram insurgente contra o imperialismo estadunidense em Saigon. Quando Ho Chi Minh já estava com a saúde debilitada e acabou sendo reduzido a um papel meramente cerimonial, enquanto a politica eram moldadas por outros camarada.

Ho faleceu de insuficiência cardíaca em Hanói as 9;47 numa manhã de 2 de setembro de 1969. E hoje tem um mausoléu onde seu corpo foi embalsamado. E em sua homenagem Saigon foi rebatizado de Ho Chi Minh City.

 Neste mausoléu há um panorama histórico com três período 1- A luta pela Independência, 2.Os  Trinta anos de resistência e 3- O Vietnã Independente.

E desde 1986 O Vietnã esta oficialmente reerguido e com uma economia com orientação socialista. E no ano de 2000 tivemos naquele país capitais provindo do exterior e até empresa com capital 100% estrangeiro. É um pais em que vi numa reportagem no ano de 2000 em que  há uma plena liberdade e respeito não há nenhum perigo  em ser roubado, não há policiais fardados os vietnamitas sempre sorridente, as mulheres vestem calças compridas e usam uma túnica aberta ao lado até a cintura alguma com lenços na boca e no nariz. geralmente muito bonitas. Lá  não mendigos. E esse é um país dos sonho. E graças a luta esse é um país em que as palavras se escrevem com línguas latinas, diferente dos outros que usam caracteres orientais a preferencia da língua inglesa foi escolhido pela juventude, o francês é pouco falado. Os vietnamita usam o ti, à semelhança do português e do espanhol, e o dígrafo nh da língua portuguesa. Em nosso computador o til não vai em algumas palavras  com que eles usam, mas não tem importância nenhuma. Outro dia disseram que eu ganhei uma moto lá. Informei que sou apenas comunista brasileiro um negro e que mora no Brasil. E feliz por lembrar a data memorável do dia do nascimento do camarada Ho Chi Minh. ele que foi talentoso, patriota e por fim iluminado. E nunca esquecer de que "A tempestade é uma boa oportunidade para o pinheiro e o cipreste mostrar sua força e sua instabilidade"



Manoel Messias Pereira

cronista e professor de história
São José do Rio Preto -SP. Brasil
membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira
membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São Jose do Rio Preto










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...