Pular para o conteúdo principal

Crônica - 100 anos do nascimento de Malcon X - Manoel Messias Pereira

 




100 anos do nascimento de Malcom X 


No dia 19 de maio de 1925 na cidade de Omara no Estado de Nevraska-EUA, na residência de Louise Little e de Earl Little, nascia Malcon Little   que ficou conhecido mais tarde como Malcom X, fundador da Organização para a Unidade Afro-Americana, que defendia os direitos dos afro-americanos e conseguiu mobilizar negros e branco na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana. E por fim como Al Hajj Malik Al Shabazz.

O seu pai o senhor Earl Litlle era um dedicado trabalhador da associação Universal para o Progresso Negro, portanto um militante. E por sua ação militante  um dia foi barbaramente espancado e assassinado tendo sido atirado nos trilhos de uma linha de comboio, teve o corpo dividido em dois e morreu agonizando. A sua mãe coube a tarefa de juntar os pedaços, do esposo e depois da família destroçada diante da tragédia assumiu o sustento dos oitos filhos que restaram. Eram tempos difíceis, todos numa paupérrima condição de vida, ela como filha de um estupro de um homem branco sobre uma negra, era uma negra com a pele um pouco mais clara, encontrou o trabalho de empregada doméstica até que as patroas descobriam a sua origem dispensava-a. E assim vivendo uma grande dificuldade, passou a receber a pensão de viúva e um dinheiro da assistência social. Mesmo assim com o desemprego e o pouco dinheiro ela e os oito filhos passaram a ter uma vida de indigente.

A assistente social passou então a convencê-la a doar seus filhos para os lares adotivos. E para isto a assistente social passou a questionar a sua sanidade mental. Louise acabou sofrendo todo o tipo de opressão que foi realmente ficando abatida até que acabou mesmo sendo internada num manicômio. E nesta época Malcom já havia sido adotado e viu a sua família ser separada.

Depois disto foi morar com sua irmã, em Boston teve uma juventude difícil, foi engraxate, foi ferroviário, teve uma vida boêmia, teve amizades, amores, se envolveu com a prostituição, com jogos de baralhos e o tráfico de drogas, assaltou residências e foi preso.

Na prisão começou a estudar conhecera Elijah Mohammad, que mostra o caminho do islamismo e o X de seu nome significa "Deus revelaria". fundou o jornal Muhammad Fala. Foi casado com Betty Shabazz em 1958 e com ela teve cinco filhas a Oubilah, Allallah, Ilyasah, Malikah, Gamblah Lumumba, e Mallak. E nos anos 50 e 60 conduziu parte do Moimento negro, defendendo três pontos fundamentais, o islamismo, a violência como auto defesa e o socialismo. Ele foi um líder que percebeu que a questão do negro não era teológico, mas uma questão política, econômica e civil. E era exatamente nisto que precisava apegar-se. Entre as frases que dizia destaco "O futuro pertence àqueles que se preparam hoje, para ele".

O pensamento socialista, vem com a evolução de seu pensamento, após ter sido traído por membros da Mesquita templo numero dois, vai perceber qa questão do negro passava em por a limpo a estrutura do sistema capitalista. E nisto observo que ele dizia a seguinte frase "Sou a favor da verdade, não importa quem conte. sou a favor da justiça não importa para quem ou contra quem". Dai ele funda a Organização da Unidade Afro-Americana, grupo não religioso, não sectário, focados nos problemas das minorias negras. E a opção pela violência como auto defesa, ou seja ir no confronto e a ideia do socialismo, permitiram surgir nos anos 60 os Panteras Negras.

E no socialismo marxista quando tratamos da luta de classe lembramos que  os marxistas inspirados no Manifesto diz que o proletário precisa ser o coveiro da burguesia, portanto vai no confronto aos interesses da burguesia que deseja apenas e tão somente o lucro emantem uma insensibilidade para a realidade social no sistema capitalista. Como Frankstein de Mary Shelley que se revolta contra o seu criador.

Malcom X, chegou a ter uma popularidade maior do que Martin Luther King ou do presidente John Kennedy. Passou a ser chamado em programas de Televisão e a debater os problemas sofridos pela comunidade negra. E isto vai fazendo com que a mídia e até os muçulmanos crie uma rede e coloque como traidor. Havia manchetes como Malcom Silenciado. Já os muçulmanos negros queria tê-lo como traidor o que permitiria colocá-lo no ostracismo.  E tudo isto devido com certeza a o ciúmes em razão de seu crescimento.

O projeto muçulmano de Malcom X, não se tornou realidade mas foi elogiado até por seus maiores críticos. Em março de 1964, Malcon vai para Meca, como aliás todo o muçulmano precisa fazer e troca o seu nome para Al Hajj Malik Al-Shabazz, volta num tom conciliatório com os brancos,  rompe com o Muslin Mosque, e mais tarde com a Afro American Unity. E em 21 de fevereiro de 1965, enquanto discursava no Harlen, foi assassinado com treze (13), tiros, de princípio surgiram varias hipótese por seu assassinato, a quem diga que foram membros da Ku-klux-Klan. Sua história foi difundida por grupos como Black Power ou Panteras Negras, sua vida está documentadas em obra cinematográfica como Macom X de Spike Lee de 1992.

A vida de todos nós lutadores, trabalhadores, são alicerçadas como na Revolução de 1848. O trabalhador por meio de sua classe levantou as barricadas, derrubou governos e pagou com a vida. Malcom X, no Século XX, deixou algumas frases que cabe agora lembrar, "A mais perigosa criação do mundo em qualquer sociedade é um homem sem nada a perder", ou "Se você puder chegar através da neve, da tempestade e da chuva saberá que poderá chegar quando brilhar o sol e tudo está bem. A lição do sol é que seus pensamentos iluminará os nossos caminhos.



Manoel Messias Pereira


cronista, poeta e professor
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira -São Jose do Rio Preto
Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto -SP
São José do Rio Preto- SP. Brasil






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos, politicos e sociais do dia 7 de junho - Art & Conscientia

  Em7 de junho de 1494- O Tratado de Tordesilhas é assinado entre Portugal e Espanha dividindo entre si o novo mundo. É neste mapa foi como ficou o Tratado, uma vez que esse mapa é o de Alberto Cantino e que foi feito em 1502. Por meio da copilações (método rudimentar dos mapas medievais) que inclusive já registrava o Brasil, 172 anos da posse portuguesa que para cá enviou Pedro Alvares Cabral em 1500. Em 7 de junho de 1692 - Em Port Royal na Jamaica é atingido por um sismo catastrófico em apenas 3 minutos morreram 1600(Um mil e seiscentas) pessoas e 3000 (Três mil) ficaram feridos. Em 7 de junho de 1839 nasce Tobias Barretos, escritor brasileiro, filósofo, poeta. Falecido em Recife em 26 de junho de 1889 Em 7 de junho de 1908 -O papa Pio X, por meio da Bula Diocessium Nimiam Amplitudinem, cria as dioceses paulistas de Ribeirão Preto, São Carlos, Botucatu, Campinas e Taubaté. O povoado de são José do Rio Preto passa a pertencer a diocese de são Carlos, tendo como bispo diocesano D...

Fatos Históricos, Políticos e sociais do dia 4 de agosto - Art & Conscientia

  Em 4 de agosto de 1578 - Falece  em Alcácer- Quibir no Marrocos, D. Sebastião I, o rei de Portugal, apelidado de "O Desejado" e o "O adormecido" rei de Portugal e de Algarves de 1557 até o seu desaparecimento. Era filho de João Manuel príncipe de Portugal e de Joana da Áustria, ascendeu ao trono muito ovem com a morte do seu Avô D. João III, e no Brasil até hoje manteve-se o imaginário da volta de D. Sebastião, o que chamamos em história e na literatura de "dom sebastianismo" um sentimento quase que irreal. Nesta mesma Batalha morre também o sultão do Marrocos Abu Marwan Abd al Malik Saadi, que havia herdado o trono de seu sobrinho Mulei Mohammed que havia refugiado em Portugal e arrastou o seu primo D. Sebastião embora as forças de Mulei, que é conhecido como Mulei Maluco, venceram faleceram os três reis da o nome da Batalha dos Três Reis que não deixou descendência por isto na história do  Brasil tivemos a presença de D. Felipe I o que chamamos de Bras...

Fatos Históricos, Políticos e Sociais do dia 12 de junho - Art & Concientia

  Em 12 de junho de 1817 -Falece em Salvador -BA, Domingos José Martins, executado por fuzilamento pelo crime de Lesa Majestade, era um comerciante de ideias liberais, que defendiam negros e mestiços, um dos revolucionário da Revolução Pernambucana. Ele que nasceu em Sitio Caxangá em 9 de maio de 1781. Em 12 de junho de 1817 em Salvador -BA, o padre Miguelinho como ficou conhecido Miguel Joaquim de Almeida Castro, revolucionário da Revolução Pernambucana, foi morto com perfuração a bala. Ele que nasceu em Nata-RN em 17 de setembro de 1768. Em 12 de junho de 1850 nasce Robert Ivins, explorador português na África , filho de pai inglês e mãe açoriana. Prestava serviço ao estado colonial. Em 12 de junho d 1865 - Falece o marinheiro Marcílio Dias da esquadra real no Brasil, a borda da Corveta. Na cidade de São José do Rio Peto - SP, o seu nome foi lembrado, numa das primaveras associações da comunidade Negra, organizada pelo Griot Sr. Aristides dos Santos (militante do Movimento Negr...