Dia Nacional dos Pedagogos e das Pedagogas
Hoje no Brasil o dia 20 de maio é o Dia Nacional do Pedagogo(a), e tudo começou com o Projeto de Lei 7264 de 20 maio de 2010 que foi sancionada pela Lei 13083 de 2015, à esse profissional que tem a nobre missão de planejar, coordenar e desenvolver as atividades para aprimorar o ensino e a aprendizagem integral do aluno, com o único objetivo que é na observância das necessidades, habilidades e potencialidades dos indivíduos. A sua função inclui a supervisão do trabalho pedagógico de toda a equipe escolar assim como o acompanhamento e a avaliação do processo. Refletindo se todos os alunos estão realmente tendo o acesso as mesmas oportunidades.
Entre os grandes pedagogos brasileiros podemos destacar, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Maria Nilde Mascellani, Florestam Fernandes e Miguel Arroyo. Destes tive contato pessoalmente com Paulo Freire, quando esteve na cidade de São José do Rio Preto- SP, oportunidade que entreguei a ele o jornal "Tribuna Regional" cujo o proprietário era o jornalista Sergio Parada, e neste veiculo de comunicação escrevi um artigo chamado Educação pelo Amor, dedicado ao mestre Paulo Freire. O outro que conversei pessoalmente foi Miguel Arroyo num encontro da Apeoesp num Hotel em Serra Negra. Ambos encontros que guardei com o coração em minha memória. O Brasil todos conhecem esses nomes e senhores.
Confesso que neste dia lembro sim de Paulo Freire até porque quando falávamos em pedagogos ele lembrava que a língua portuguesa era uma língua machista que na sua formulação plural, não mostrava a feminilidade da palavra tratando apenas no gênero masculino. Portanto eu diria que esse é um dia dos profissionais da pedagogia. Ou seja do pedagogo e da pedagoga, refletindo o que disse Paulo freire ao vivo quando esteve no Instituto de educação Monsenhor Gonçalves em São José do Rio Preto- SP.
Porém há outros grandes nomes da pedagógica Nacional que devemos sempre lembrar como Miguel Zabalza, (pedagogo espanhol) hoje com 75 anos, que trata da Educação Infantil nas perspectivas de atender a Família e a Criança, ele que é doutor em Psicologia e Pedagogia pela Universidade de Compostela e que ocupou a cadeira há mais de 20 anos. Cujo o seu trabalho versa sobre o currículo escolar e a educação infantil e tem um livro importante para que todos os educadores possa conhecer chamado de "Diário da Alma". Ele dizia que falar em educação na primeira fase da vida é um pouco confuso pois nem todos os países tem escolas para crianças pequenas. Pois escola implica-se em métodos específico de trabalhos que são somente introduzidos no inicio do Ensino Fundamental. Há outros tipos de serviços que as preferem as crianças sob os cuidados das mães e assim oferecem apoio a elas na formação e na educação de seus filhos.
Outra experiência bem sucedida no campo da pedagogia, foi o relato de Reinaldo Bulgarelli, (hoje jornalista brasileiro) que foi convidado para formar um grupo de jovem na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos. Que disse que quando ingressou no trabalho com os meninos negros viu que era preciso repensar a sua própria educação recebida, pois nela estavam preconceitos herdados, estereótipos que alimentavam o quotidiano. E muitos professores que hoje habitam o trato com o aluno nas escolas públicas e particulares ainda não conseguem entender e mão perceber. Pois muitos são os alunos maltratados e massacrados na sua alto estima. Outra experiência que Bulgarelli expões fala da geração XXI que nasceu em 1998 numa aliança importante como da Fundação Palmares, Ministério da Cultura, Unesco e Geledés Instituto da Mulher Negra, foi a primeira experiência da ação afirmativa no Brasil com 21 jovens negros reconhecidos pela militância e por organizações que lidam com o tema. Das 21 pessoas na sua grande maioria eram meninas, que teve uma educação de qualidade e com reflexão sobre as questões raciais. Esses jovens passaram entrar no projeto na 7a. serie do ensino básico e teve um acompanhamento até na formatura da Universidade, e além de acompanhar o aluno também suas famílias, visando melhorar a sua inserção social e as condições no mercado de trabalho. Sei que é um projeto de experiência, mas elas precisam se repetir para o conjunto da população afro brasileira. E isto graças a um trabalho pedagógico.
E como nos ensina o pedagogo António Joaquim Severino (pedagogo) ele que participou e eu estava presente num encontro organizado pelo Coletivo Milton Santos da Apeoesp no Hotel San Raphael em São Paulo, quando estava atuante. O professor de filosofia da educação da USP, que nos ensina que a educação pode realizar-se por meio da mediação que se desenvolvem a partir de um projeto sócio histórico educacional. Tendo a instituição escolar por excelência realizar isto por meio de sua dimensão educacional. E onde precisa e deve instaurar como espaço-tempo, como instancia social que sirva de base mediadora e articuladora de outros tipos de projetos que tens a ver com o ser humano: de um lado o projeto político da sociedade e de outro o projeto dos sujeitos envolvidos na educação. a instituição escolar se dá como lugar de entrecruzamento neste caso dos dois projetos e viabiliza para que as ações pedagógicas de educadores se tornem educacionais, na medida que se empregna das necessidades políticas da cidadania que interessa aos educandos. Se por um lado, a sociedade precisa da ação dos educadores para concretizar seus fins, de outros os educadores precisam do dimensionamento politico do projeto social para que sua ação tenham significação como mediação do projeto humanista dos educandos. Por isso a escola é lócus do projeto pedagógico . projeto assim entendido como o conjunto articulado de propostas e programas de ação, delimitados, planejados executados e avaliados em função de valores a serem efetivados.
A educação segundo António Muniz de Rezende (foi um teólogo) que faleceu recentemente em no ano passado no dia 15 de maio de 2023, supõe da definição de cultura como forma própria de uma existência social historicamente vivida. E que o processo pela qual membro dos grupos culturais assimilam vivem e imagem de ser humano veiculada por respectiva cultura. Num diálogo entre a filosofia (pensar) organizado e antropologia cultural. E assim a educação não é falada de maneira abstrata mas de análise conceitual, concreta tornando como ponto de partida para a experiência histórica.
Há um artigo de Christian Ingo Lens Dunker publicado na Revista Cult de fevereiro de 2016, que dizem que o segundo maior crime da ditadura Militar foi não ter alfabetizado o Brasil. apesar de Anísio Teixeira (1900 a 1971) assassinado por militares no fosso do elevador sem nenhuma investigação ou resultado disto. E de Anísio Teixeira recordo a frase "Educar é crescer. E crescer é viver. A educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra."
Mas também lembramos Paulo Freire (1921 a 1997) Cuja a lei 12.612 de abril de 2021, ele passa a ser o Patrono da Educação Brasileira. Ele que chegou a ser preso e exilado do país, viveu no Chile e destaco uma frase deste grande educador "Ninguém educa ninguém. Ninguém educa a si mesmo. Os seres humanos se educam entre si mediando pelo mundo".
Darcy Ribeiro(1922 a 1997) Foi o autor da Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil a LDB ou lei 9394Q1996 sancionada em 20 de dezembro de 1996. Darcy Ribeiro que foi o visionário de um país que tinha leis inadequadas para o novo momento que precisavam o país. Lembro dele na famosa frase "Coragem! mais vale errar, se arrebentando do que poupara para o nada. Só a há duas opção nesta vida resignar ou se indignar."
Maria Nilde Mascellani, (3/04/1931 a 19/12/1999) professora primária substituta, professora secundaria da Escola de aplicação e da escola Normal, defendeu do começo a fim da carreira a integração entre escola e o território num olhar atento. Foi presa e perseguida pela ditadura Militar acusada de ter redigido um relatório subversivo sobre a obrigatoriedade da Educação Moral e Cívica, foi absolvida pelo Conselho Permanente na 2a.Auditoria de Guerra e Justiça Militar em São Paulo. Entre suas frase "Se um ser humano tem uma vocação ela precisa ser despertada pela educação e somente indo além do convencional isto pode acontecer".
Florestan Fernandes (22/07/1920 a 10/08/1995) Patrono da sociologia Brasileira, e dos intelectuais mais influentes do Século XX, para o movimento negro, movimento feminista. Ele que foi trabalhador na infância e na adolescência, foi engraxate, garçon. Depois professor, mas como dizia a sua formação acadêmica nuca sobrepôs a sua formação humana. Sua mãe era empregada domestica e morava nas casas da patroa, pai não conheceu seu avô morreu tuberculoso. Após perder a mãe ficou com sua madrinha que tutelou. Ele viveu entre a casa grande e os cortiços. Hoje seu nome está em centros acadêmicos, em escolas, em centros culturais e foi Deputado Federal pelo PT. Entre suas frases destaco uma que ele sempre repetia "sou um marxista que acha que a solução para os problemas dos países capitalista está na Revolução".
Miguel Arroyo (nascido na Espanha em 1935) veio para o Brasil fugindo da Ditadura de Franco, Formado em Ciências Sociais pela Universidade federal de Minas Gerais, mestre em ciências Políticas pela UFMG, e doutor pela Staford University em 1976, Professor emérito da Faculdade de Educação UFMG, foi secretario de Educação de Belo Horizonte, defensor da Escola Integral, implantou o projeto de Escola Rural. Ele disse que "A pedagogia precisa e deve dialogar com a realidade do aluno."
Ao escrever sobre a pedagogia e os seus brilhantes seres humanos que dedicaram tempo e espaço de suas vidas para pensar, e organizar o processo educacional assim como dar subsídios para que nós educadores de todo o Brasil possamos com nossas experiências e nossa luta quotidiana. Ter esse ser humano, como ser filosófico, livre, na sua construção identitária, sua leitura de mundo, é ter esse ser como sujeito da história propício a transformações necessárias e revolucionária. Parabéns a todos os pedagogos brasileiros na sua essência e consciência.
Manoel Messias Pereira
São Jose do Rio Preto -SP. Brasil
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